Este doutoramento abraça múltiplos domínios de conhecimento nas ciências de gestão, tais como o Marketing, as Finanças, a Logística e Gestão de Operações, os Sistemas de Informação, a Gestão de Recursos Humanos e a Estratégia.
O primeiro ano é dedicado à aquisição de conhecimentos conceptuais e ao domínio de ferramentas metodológicas. O foco é colocado nos métodos qualitativos e quantitativos, no desenho da pesquisa, nas técnicas de publicação, na epistemologia e nas tendências mais recentes dos referidos domínios de conhecimento.
A realização da tese de doutoramento ao longo do segundo e terceiro anos é acompanhada por sessões de orientação tutorial e por um programa de seminários com temáticas que se situam nos pontos de bifurcação do futuro das áreas relacionadas. Neste âmbito, privilegiam-se as pesquisas em zonas de fronteira entre as Ciências de Gestão e outros ramos disciplinares. São, também, apresentados os percursos de doutorados, doutorandos e intervenientes externos, nacionais e estrangeiros, que partilham as suas trajetórias e experiências.
Ao longo do seu terceiro ciclo, os doutorandos são convidados e incentivados a publicar e a participar em conferências científicas internacionais, organizadas em Portugal e no estrangeiro.
O doutoramento em Gestão da Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais - Universidade Europeia foi acreditado pela agência nacional em junho de 2013 e teve a sua autorização renovada em 2018, por um período de 6 anos (o máximo que a agência nacional A3ES pode conceder). Por sua vez, os números clausus reduzidos, proporcionam uma seriação de candidatos de elevada capacidade. Na atualidade, este programa já conta com 13 teses finalizadas e é frequentado por 23 doutorandos.
6 Semestres
DOUTORAMENTOS
Gestão & Direito
Quinta do Bom Nome
Este doutoramento assegura uma formação para a investigação e por via da investigação, com o intuito de preparar os futuros doutorados para o exercício de ofícios de elevado valor acrescentado em empresas globais, em centros de investigação e nas áreas da consultoria. O ciclo prepara, ainda, para carreiras no ensino superior, bem como para altas responsabilidades no setor privado e na função pública.
A Universidade Europeia disponibiliza meios logísticos e tecnológicos avançados. As ferramentas eletrónicas de acesso (Campus Online; Blackboard), bem como os softwares necessários à investigação (IBM SPSS; MAXQDA; NVivo; Idea Puzzle) e um acervo bibliográfico em formato documental e digital com acesso às publicações científicas de referência (B-ON) constituem alguns dos numerosos instrumentos colocados ao serviço dos estudantes.
Na Universidade Europeia, o doutorando está no centro. O número reduzido de efetivos por turma permite acompanhar individualmente cada estudante. A preparação da tese de doutoramento inicia-se no primeiro ano com a identificação da problemática e respetiva pergunta de partida. Segue-se-lhe a construção e execução do projeto no âmbito de tutorias calendarizadas.
O horário pós-laboral e a possibilidade de optar por uma frequência a tempo integral (3 anos) ou parcial (5 anos) confere a oportunidade de ajustamento do ciclo de estudos à realidade profissional e pessoal de cada doutorando.
O corpo docente é constituído por professores investigadores, nacionais e internacionais, de elevada craveira, com larga experiência académica e empresarial.
Tecnologias
Economia e Gestão
Economia e Gestão
Contabilidade e Finanças
Psicologia e Ciências do Comportamento
Economia e Gestão
Matemática e Técnicas Quantitativas
Recursos Humanos
Tecnologias
Economia e Gestão
Marketing
Marketing
Economia e Gestão
Economia e Gestão
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Desenho de Pesquisa em Gestão
The main goal of this Curricular Unit is to help the PhD candidates gain skills in conceiving and conducting empirical studies in the field of Management. The candidates will learn a variety of research strategies in Management, quantitative and qualitative, and associated methods of data collection and analysis. Key evaluative moments concern the development of a Research Design, associated with the research project of the candidate. As such, this Curricular Unit focuses as much on generic issues in the practice of research in Management as on issues that are specific to the research projects being developed by the candidates. Docentes |
2 | 6 |
Opcional 1 (*)
(*)Opcionais |
2 | 6 |
Opcional 2 (*)
(*)Opcionais |
2 | 6 |
Projeto de Investigação 1 | 2 | 6 |
Métodos de Pesquisa em Gestão: Quantitativos
A Unidade Curricular visa fornecer os instrumentos fundamentais de análise multivariada de dados, com ênfase na análise de regressão múltipla. É privilegiada uma abordagem dominantemente operacional, com utilização intensiva do programa estatístico SPSS. Docentes |
2 | 6 |
Métodos de Pesquisa em Gestão: Qualitativos
A Unidade Curricular Métodos de Pesquisa em Gestão: Qualitativos procura estimular o pensamento crítico dos alunos sobre os contextos de pesquisa adequados e os cuidados subjacentes à aplicação dos métodos de pesquisa qualitativa na área de gestão, ao nível do doutoramento. Os alunos tem a oportunidade de desenvolver um protocolo de estudo de caso e instrumentos de recolha de dados para um caso de investigação. Posteriormente, recolhem dados sobre o caso e analisam os mesmos com recurso a software de apoio à investigação qualitativa, mais especificamente NVivo 11. Docentes |
2 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Epistimologia em Gestão
A Unidade Curricular tem três partes que correspondem a três objectivos fundamentais, O primeiro tem a ver com a discussão do que é o conhecimento em Gestão, como se atinge, e o quê significa: a distinção entre ciência e arte por exemplo e entre ciências humanas e ciências exactas. A segunda parte tem a ver com a passagem á pratica dessas noções tentando ensinar aos estudantes o básico da investigação em gestão e da redacção de papers: introdução, revisão da literatura, metodologias, parte empírica, discussão, conclusão e referencias. Também ensinar o que é a revisão de um paper e como se faz. Tudo isto deve ser explicado e praticado. Finalmente a terceira parte é conceptual – quais são as principais abordagens ás organizações: mecanismos, ciclo de vida, sistemas, aprendizagem, poder e negociação, cultura, classes tecnologias, pessoas ou processos e intangíveis. Docentes |
2 | 6 |
Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação
A Unidade Curricular de Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação pretende dotar os futuros investigadores de competências que promovam a sua carreira enquanto investigadores reconhecidos pelos pares, não só no âmbito nacional, mas também internacional. Com especial enfase na promoção da publicação científica, seja em revistas indexadas, seja participação em conferencias internacional, pretende-se orientar todo um périplo pelo mundo das edições científicas, contemplando desde a escrita à escolha de uma revista ou conferencia, desde a sua submissão à sua publicação. Partilham-se boas práticas para a escrita de um artigo científico, enfatizando não só a sua componente estruturante, mas também a sua sustentabilidade ética. Docentes |
2 | 6 |
Indivíduos, Grupos e Organizações
Esta Unidade Curricular consiste em suscitar o interesse e a curiosidade dos estudantes sobre potenciais temas de investigação no domínio científico de comportamento organizacional. Inclui a discussão de temáticas sobre teorias de gestão, aprendizagem, conhecimento e trabalho, mudança organizacional e liderança, teoria da decisão e negociação, teorias das redes, cultura organizacional e criatividade e inovação, nas dimensões indivíduos, grupos e equipas e organizações. Docentes |
2 | 6 |
Projeto de Investigação 2
Nesta Unidade Curricular, os doutorandos preparam, apresentam e discutem um projecto de investigação em Gestão, que deverá terminar na construção do seu projecto de Doutoramento. Deste modo, os doutorandos deverão definir a investigação que pretendem realizar e demonstrar que possuem as capacidades e maturidade académica necessárias para realizar com sucesso um projecto de investigação em Gestão. A apreciação positiva do projeto constitui um requisito para a prossecução dos estudos e inscrição no segundo ano do programa de Doutoramento. Docentes |
28 | 6 |
Métodos de Pesquisa em Gestão: Quantitativos
A Unidade Curricular visa fornecer os instrumentos fundamentais de análise multivariada de dados, com ênfase na análise de regressão múltipla. É privilegiada uma abordagem dominantemente operacional, com utilização intensiva do programa estatístico SPSS. Docentes |
2 | 6 |
Projeto de tese |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. Orientações: |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Pós-laboral
Um Doutoramento dotado de um Corpo Docente fora de série e absolutamente fundamental para o sucesso do nosso projeto de tese. As aulas são orientadas, não só para nos dar as bases necessárias nas diversas áreas da gestão, mas também para nos dotar das ferramentas, do conhecimento e da confiança necessária para que possamos enfrentar com sucesso esta jornada tão importante na nossas vidas.
Aprovado pela A3ES em 15/12/2016
Registo nº R/A-Cr 114/2013/AL01 de 10-08-2018
Despacho nº 9346/2018, DR nº 192/2018, Série II de 2018-10-04