- Universidade Europeia
- Cursos
- Investigação
- Internacional
- Empregabilidade
- Viver UE
- Admissões
O Doutoramento em Gestão da Universidade Europeia visa preparar pessoas capazes de desenvolver modelos teóricos e instrumentos práticos de impacto internacional. Os docentes deste programa aliam publicações nas mais conceituadas revistas científicas internacionais com o desenvolvimento de ferramentas de gestão utilizadas por gestores portugueses e europeus.
Este programa de Doutoramento em Gestão funciona num regime de aprendizagem em que os doutorandos trabalham desde cedo em projectos internacionais de investigação com os docentes e participam nas principais conferências científicas internacionais da área da gestão.
Com a obtenção do doutoramento, os titulares com uma orientação mais académica estarão preparados para realizar investigação cientifica publicável ao mais alto nível, terão construído uma rede internacional de investigação com base na sua participação em conferências e terão o apoio activo do corpo docente para encontrar a melhor colocação profissional no mercado académico nacional ou internacional. Os estudantes com uma orientação mais empresarial estarão preparados para criar modelos que ajudem os gestores a compreender e resolver os mais importantes desafios estratégicos que enfrentam, terão um portfólio de estudos de caso que lhes permitirão difundir os modelos que desenvolverem de forma credível e terão o apoio activo do corpo docente para encontrar o melhor contexto empresarial onde podem aplicar estas competências.
O Doutoramento em Gestão da Universidade Europeia visa preparar pessoas capazes de desenvolver modelos teóricos e instrumentos práticos de impacto internacional. Os docentes deste programa aliam publicações nas mais conceituadas revistas científicas internacionais com o desenvolvimento de ferramentas de gestão utilizadas por gestores portugueses e europeus.
Este programa de Doutoramento em Gestão funciona num regime de aprendizagem em que os doutorandos trabalham desde cedo em projectos internacionais de investigação com os docentes e participam nas principais conferências científicas internacionais da área da gestão.
Com a obtenção do doutoramento, os titulares com uma orientação mais académica estarão preparados para realizar investigação cientifica publicável ao mais alto nível, terão construído uma rede internacional de investigação com base na sua participação em conferências e terão o apoio activo do corpo docente para encontrar a melhor colocação profissional no mercado académico nacional ou internacional. Os estudantes com uma orientação mais empresarial estarão preparados para criar modelos que ajudem os gestores a compreender e resolver os mais importantes desafios estratégicos que enfrentam, terão um portfólio de estudos de caso que lhes permitirão difundir os modelos que desenvolverem de forma credível e terão o apoio activo do corpo docente para encontrar o melhor contexto empresarial onde podem aplicar estas competências.
6 Semestres
DOUTORAMENTOS
Gestão & Direito
Quinta do Bom Nome
Participação em seminários e conferências internacionais.
Aulas presenciais com professores de várias escolas internacionais, desde a Nova Zelândia até à América do Sul.
Participação em projectos de investigação com investigadores de universidades da Europa e da América.
Programas de intercâmbio com centros de investigação na Europa.
Conteúdos Escolas de Excelência Laureate.
Possibilidade de fazer teses de 'investigação-acção' orientadas para pessoas que queiram continuar a sua carreira em empresas.
Acordos com empresas multinacionais para fazer teses de doutoramento em contexto empresarial em Portugal e no estrangeiro.
Cadeiras que combinam investigação fundamental e aplicada – conjugação de carreira docente com projectos de consultoria.
Economia e Gestão
Psicologia e Ciências do Comportamento
Economia e Gestão
Matemática e Técnicas Quantitativas
Marketing
Marketing
Economia e Gestão
Economia e Gestão
Economia e Gestão
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Epistemologia em Gestão
A Unidade Curricular tem três partes que correspondem a três objectivos fundamentais, O primeiro tem a ver com a discussão do que é o conhecimento em Gestão, como se atinge, e o quê significa: a distinção entre ciência e arte por exemplo e entre ciências humanas e ciências exactas. A segunda parte tem a ver com a passagem á pratica dessas noções tentando ensinar aos estudantes o básico da investigação em gestão e da redacção de papers: introdução, revisão da literatura, metodologias, parte empírica, discussão, conclusão e referencias. Também ensinar o que é a revisão de um paper e como se faz. Tudo isto deve ser explicado e praticado. Finalmente a terceira parte é conceptual – quais são as principais abordagens ás organizações: mecanismos, ciclo de vida, sistemas, aprendizagem, poder e negociação, cultura, classes tecnologias, pessoas ou processos e intangíveis. |
28 | 6 |
Métodos de Pesquisa em Gestão: Quantitativos
A Unidade Curricular visa fornecer os instrumentos fundamentais de análise multivariada de dados, com ênfase na análise de regressão múltipla. É privilegiada uma abordagem dominantemente operacional, com utilização intensiva do programa estatístico SPSS. |
28 | 6 |
Indivíduos, Grupos e Organizações
Esta Unidade Curricular consiste em suscitar o interesse e a curiosidade dos estudantes sobre potenciais temas de investigação no domínio científico de comportamento organizacional. Inclui a discussão de temáticas sobre teorias de gestão, aprendizagem, conhecimento e trabalho, mudança organizacional e liderança, teoria da decisão e negociação, teorias das redes, cultura organizacional e criatividade e inovação, nas dimensões indivíduos, grupos e equipas e organizações. |
28 | 6 |
Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação
A Unidade Curricular de Desenvolvimento de Pesquisa e Publicação pretende dotar os futuros investigadores de competências que promovam a sua carreira enquanto investigadores reconhecidos pelos pares, não só no âmbito nacional, mas também internacional. Com especial enfase na promoção da publicação científica, seja em revistas indexadas, seja participação em conferencias internacional, pretende-se orientar todo um périplo pelo mundo das edições científicas, contemplando desde a escrita à escolha de uma revista ou conferencia, desde a sua submissão à sua publicação. Partilham-se boas práticas para a escrita de um artigo científico, enfatizando não só a sua componente estruturante, mas também a sua sustentabilidade ética. |
28 | 6 |
Projecto de Investigação I
Nesta Unidade Curricular, os doutorandos são familiarizados com as áreas temáticas em Gestão, bem como as áreas de investigação de diversos colaboradores no Doutoramento em Gestão e na Universidade Europeia. Principal objectivo é assistir os alunos na escolha de uma temática para o seu projecto de Doutoramento. O modo de trabalho é presencial/tutorial, e a Unidade Curricular tem um carácter modular. |
28 | 6 |
Finance (Opcional)
To understand the main concepts of Finance and develop the skills to use them in practice. Adopt the value creation view to analyze projects, ventures or corporations. To acquire the skills to make capital budgeting decisions, as well come to terms to financing decisions. To understand the role and functioning of financial markets alongside the instruments and methods under-pinning decision making. To develop research abilities applied to Finance. Publications or invitations to revise and resubmit empirical research papers in leading journals. |
28 | 6 |
Marketing (Opcional)
The module is geared towards the building of awareness and the achievement of a superior level of knowledge regarding many future trends and disruptive landscapes in society. Students will be confronted with a vast array of technological changes for them to peruse and assess their applicability in marketing in particular and in management in general. |
28 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Desenho de Pesquisa em Gestão
The main goal of this Curricular Unit is to help the PhD candidates gain skills in conceiving and conducting empirical studies in the field of Management. The candidates will learn a variety of research strategies in Management, quantitative and qualitative, and associated methods of data collection and analysis. Key evaluative moments concern the development of a Research Design, associated with the research project of the candidate. As such, this Curricular Unit focuses as much on generic issues in the practice of research in Management as on issues that are specific to the research projects being developed by the candidates. |
28 | 6 |
Métodos de Pesquisa em Gestão: Qualitativos
A Unidade Curricular Métodos de Pesquisa em Gestão: Qualitativos procura estimular o pensamento crítico dos alunos sobre os contextos de pesquisa adequados e os cuidados subjacentes à aplicação dos métodos de pesquisa qualitativa na área de gestão, ao nível do doutoramento. Os alunos tem a oportunidade de desenvolver um protocolo de estudo de caso e instrumentos de recolha de dados para um caso de investigação. Posteriormente, recolhem dados sobre o caso e analisam os mesmos com recurso a software de apoio à investigação qualitativa, mais especificamente NVivo 11. |
28 | 6 |
Sistemas de Informação em Gestão (Opcional) | 28 | 6 |
Estratégia Corporativa (Opcional)
A estratégia corporativa é abordada na sua especificidade face as estratégias funcionais e competitivas. o foco está assente na identificação dos eixos norteadores da investigação e da pesquisa. Com o contributo de profissionais e investigadores externos, é proporcionada uma maior aproximação das problemáticas tidas como emergentes no pensamento estratégico. |
28 | 6 |
Comportamento Organizacional e Recursos Humanos (Opcional)
Estudo das relações humanas e organizacionais nos domínios científicos mais relevantes para os estudantes. Ou seja abordagem do Organizacional Learning, Leadership, Engagement, Workplace Learning, e outras questões decisivas e prementes na área dos recursos humanos tendo em consideração que os estudantes já sabem com alguma certeza qual é a área ou sector em que vão desenvolver a sua tese (por exemplo industria farmacêutica, turismo de luxo, banca, hotelaria, empreendedorismo, ou transição entre universidade e emprego) e portanto é para essas áreas e sectores específicos que o material cientifico apresentado se deve dirigir. A bibliografia é por isso mesmo, tendencialmente, muito recente. |
28 | 6 |
Projecto de Investigação II
Nesta Unidade Curricular, os doutorandos preparam, apresentam e discutem um projecto de investigação em Gestão, que deverá terminar na construção do seu projecto de Doutoramento. Deste modo, os doutorandos deverão definir a investigação que pretendem realizar e demonstrar que possuem as capacidades e maturidade académica necessárias para realizar com sucesso um projecto de investigação em Gestão. A apreciação positiva do projeto constitui um requisito para a prossecução dos estudos e inscrição no segundo ano do programa de Doutoramento. |
28 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
---|---|---|
Seminário Internacional em Gestão
Apresentação por oradores convidados de trabalho de investigação relevante e recente. Os oradores podem ser professores de outras universidades, colegas da Universidade Europeia ou até doutorandos quando se verificar que é possível. A ideia é dar a conhecer aos estudantes experiencias importantes no domínio da investigação da gestão relatadas pelos próprios criadores. As sessões duram cerca de duas horas (com apresentação e discussão) e ocorrem num dia fixo e a uma hora fixa da semana para facilitar a comparência dos estudantes e criar a rotina. Duas das sessões, pelo menos são de apresentação do semestre e de reflexão sobre as sessões anteriores. Por experiencia os estudantes costumam achar os Seminários interessantes sobretudo pelo alargamento de horizontes que proporciona. |
14 | 5 |
Tese em Gestão
Esta Unidade Curricular permite realizar acompanhamento tutorial dos estudantes pelos orientadores na realização da sua investigação e elaboração da sua tese de doutoramento. Inclui a discussão dos projetos de investigação realizados pelos estudantes em sessões de seminário, com o objetivo que os estudantes sejam capazes de formular uma questão de investigação, enquadrá-la teoricamente e investiga-la, com resultados sólidos, inovadores e com relevância organizacional, social e económica. |
14 | 25 |
Pós-laboral
Um Doutoramento dotado de um Corpo Docente fora de série e absolutamente fundamental para o sucesso do nosso projeto de tese. As aulas são orientadas, não só para nos dar as bases necessárias nas diversas áreas da gestão, mas também para nos dotar das ferramentas, do conhecimento e da confiança necessária para que possamos enfrentar com sucesso esta jornada tão importante na nossas vidas.
Aprovado pela A3ES em 1/6/2017
Registo nº R/A-Cr 114/2013/AL01 de 10-08-2018
Despacho nº 9346/2018, DR nº 192/2018, Série II de 2018-10-04