Portal Estudante

PÓS-GRADUAÇÕES

Gestão

Gestão

  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
O ambiente competitivo apresenta inúmeros desafios que advêm da incerteza que caracteriza o contexto em que vivemos, amplificada pela volatilidade dos comportamentos dos agentes; políticos, económicos, reguladores, consumidores, influenciadores. Daqui decorrem novos cenários estratégicos que implicam maior criatividade e adaptabilidade, impõem flexibilidade organizacional e o domínio de metodologias e ferramentas que são novas e por vezes provêm de áreas pouco tradicionais. Este programa visa fornecer duas coisas...
Ver mais

O ambiente competitivo apresenta inúmeros desafios que advêm da incerteza que caracteriza o contexto em que vivemos, amplificada pela volatilidade dos comportamentos dos agentes; políticos, económicos, reguladores, consumidores, influenciadores. Daqui decorrem novos cenários estratégicos que implicam maior criatividade e adaptabilidade, impõem flexibilidade organizacional e o domínio de metodologias e ferramentas que são novas e por vezes provêm de áreas pouco tradicionais. Este programa visa fornecer duas coisas complementares e igualmente importante: experiência concreta com as novas ferramentas (de análise e atuação) e um espaço de reflexão e de interpretação destes novos contextos competitivos.

Ver menos
Duração

9 meses | 144 horas

Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

José Manuel Fonseca

Campus

Quinta do Bom Nome

Benefícios

  • Contato e experiência com ferramentas sofisticadas de análise, decisão e atuação;
  • Discussão e modelação dos contextos competitivos e dos novos desafios;
  • Identificação, análise e discussão dos principais fatores críticos de sucesso no futuro próximo;
  • Experiência com metodologias de design thinking e discussão de casos de reinvenção da atividade;
  • Projeto pessoal e empresarial com apoio de especialistas em áreas críticas.

Objetivos

  • Aumento de competências analíticas de situações complexas em termos de contextos de competição;
  • Identificação de variáveis criticas e de utilização de metodologias e ferramentas de análise de dados;
  • Inovação e criação de soluções disruptivas;
  • Aumento de competências nos domínios das soft skills e no relacionamento e gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos;
  • Desenvolvimento integrado de competências e foco no contexto pessoal.

Destinatários

  • Quadros para posições de maior responsabilidade organizacional;
  • Dirigentes de start ups para os contextos de mercado em fases de scale up;
  • Dirigentes de PMEs para contextos de expansão e internacionalização;
  • Quadros oriundos de áreas de  engenharia e ciências  sociais para contextos de direção e gestão.

Corpo Docente

Coordenador
José Manuel Fonseca

Economia e Gestão

António Sacavém

Economia e Gestão

Carlos Pinho

Contabilidade e Finanças

Fernando Gonçalves

Matemática e Técnicas Quantitativas

José Morais da Silva

Formação de Executivos

Luís Madureira

Formação de Executivos

Orlando Fontan

Tecnologias

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Inteligência Competitiva
  • O mundo V.U.C.A
  • Change Drivers (motores de mudança)
    • Social Consumer
    • Tecnologia: as tendências incortonáveis
    • Inovação nos Modelos de Negócio
  • O novo ambiente competitivo: Big Data, Information Overload, novos modelos de competição
  • Winning Competitive Strategy:
    • Data Science e Competitive Intelligence (Foresight incluído)
    • Frameworks e ferramentas de análise do contexto
    • Desenvolvimento de estratégias ganhadoras
  • Estratégia competitiva para o mercado mundial e local
Docentes

Luís Madureira

12 3
Experiência Digital
  • Tribos de consumidores
  • Digital Journey
  • Customer experience
  • Mob effects e reputação
  • Ferramentas de análise
12 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Fundamento de Análises de Dados
  • Análise quantitativa de dados quantitativos e qualitativos
  • Análise exploratória de dados
  • Modelação probabilística
  • Forecasting
16 3
Análise de Dados Aplicada
  • Conceitos e importância estratégica da Análise de Dados e do Business Analytics
  • Questões práticas na aquisição de dados, integração e disponibilização de informação
  • Problemas práticos: segmentação, otimização do pipeline, entendimento do mercado e clientes, omnichannel e indicadores de gestão
  • Algoritmos para que servem e como selecionar
  • Aplicação prática
16 3
Procura Digital Aplicada
  • Brick & Mortar, Click & Mortar, Pure Play (EPA)
  • Browsers e Search Engines
  • Estratégia para o uso de Keywords (EPA)
  • Social Networks como ferramentas de comunicação do negócio
  • E-commerce vs Marketplace 
12 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Pensamento Estratégico
  • A reinvenção da indústria
  • Modelos “Out of the Box” sabendo ou não em que caixa estamos
  • Coisas que nunca mudam ou como a Inovação não é resposta para tudo
12 3
Seminários
  • Pequenas palestras com possibilidade de Q&A e debate sobre assuntos de relevância no contexto atual
8 1
Projeto
  • Desenvolvimento de Ideias e Aplicações à realidade de cada participante com o apoio dos docentes
8 1
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão de Pessoas em Tempo de Volatilidade
  • Liderança e Gestão de Equipas no ‘Novo Normal’: liderar eficazmente à distância 
  • Estilos de Liderança: clássicos e emergentes
  • Processo de desenvolvimento da resiliência 
  • Poder da vulnerabilidade: conhece-te a ti mesmo
  • Comunicação eficaz em liderança: influenciar sem impor
  • O líder coach
12 3
Gestão de Projeto Agile
  • Paradoxo da Flexibilidade
  • Gestão de Projetos na Reinvenção Digital
  • Ciclo de Vida de um projeto e a organização
  • Processos de Gestão de Projeto
  • Criação de uma Cultura de Gestão de Projetos Ágeis
  • Proposta de Valor da Gestão de Projetos Digitais de Transformação
  • O aumento da proximidade entre a Estratégia e a Gestão de Projetos
  • O crescimento das Metodologias dos Projetos Híbridos
  • Casos de Estudo aplicados à Gestão de Projetos de Mudança
Docentes

Orlando Fontan

12 3
Finanças em Tempo de Incerteza
  • Estrutura de financiamento
  • Avaliação do risco das demonstrações financeiras
  • Desenvolvimento do binómio risco/rendibilidade
  • Custo de capital da empresa
Docentes

Carlos Pinho

16 3
Projeto
  • Construção e Apresentação de um Projeto Pessoal de Desenvolvimento
  • Acomodando as necessidades e âmbito específicos ao contexto de cada participante
8 1

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Novembro 2 dias por semana

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Imagem, Protocolo e Organização de Eventos
Digital Marketing
Gestão de Recursos Humanos
Gastronomia Criativa

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIRpara receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade