INFO Menu
Close

Games & Apps Development

A licenciatura em Games and Apps Development responde diretamente ao mercado, desenvolvendo nos seus estudantes as competências que são exigidas aos profissionais do desenvolvimento pelas indústrias dos videojogos e das aplicações web e móveis:

  • Aprendizagem baseada em projetos  – Em cada semestre, do primeiro ao último, a aprendizagem é centrada num projeto realista. Com o apoio dos docentes e de representantes de empresas do setor, ao longo da licenciatura o estudante de Games & Apps Development integra equipas que criam seis produtos (jogos ou aplicações), aplicações essas que, no final da licenciatura, são os principais elementos do seu porta-fólios de apresentação à indústria.
  • Foco claro no desenvolvimento  – Esta licenciatura em Desenvolvimento de Jogos e Aplicações cobre diversos aspetos da criação de videojogos e de aplicações web e móveis. No entanto, tem um foco claro: o lado técnico dessa criação, isto é, o desenvolvimento de software.
  • Equipas multidisciplinares  – Vários dos seis projetos semestrais são realizados em equipas que integram não apenas estudantes da licenciatura em Games & Apps Development, mas também estudantes de outras licenciaturas, tais como Design Global, o que aumenta ainda mais a qualidade dos produtos criados e confere ao estudante competências muito sólidas de trabalho em equipas multidisciplinares.
  • Porta-fólios  – Os produtos criados em cada um dos projetos semestrais implicam o desenvolvimento no estudante das competências que o mercado espera deste tipo de profissionais, obrigando à integração de conhecimentos, ao trabalho em equipa e à interação com estudantes de outras licenciaturas, com competências mais focadas no design gráfico e na conceção de jogos.
  • Múltiplas linguagens – O estudante de Games & Apps Development desenvolve os seus projetos usando múltiplas linguagens de programação, de complexidade crescente (tais como o Processing, o JavaScript, o C# e o C++), tornando-o num profissional ainda mais apetecível para a indústria.
  • Múltiplas tecnologias – O estudante ganha experiência em múltiplas tecnologias, incluindo motores de videojogos tais como o Unity, o Unreal, o GameMaker ou o Construct, frameworks de desenvolvimento móvel e web (full stack), 3D, consolas de jogos, PC, etc. O estudante explora também novos horizontes, através de unidades curriculares dedicadas à criatividade e pensamento crítico, bem como às tecnologias emergentes para jogos.
  • Competências genéricas – Apesar de ser focada no desenvolvimento de aplicações e videojogos, a licenciatura em Games & Apps Development confere competências genéricas, pelo que os seus licenciados podem abraçar carreiras muito diversificadas na área do desenvolvimento e da engenharia de software.
  • Participação em eventos e integração no mercado – O estudante é convidado desde o primeiro semestre a participar em múltiplos eventos relacionados com a sua área, incluindo palestras, workshops, mostras públicas dos produtos desenvolvidos e game jams. Estes eventos, além de serem oportunidades adicionais de aprendizagem e de desenvolvimento de competências, permitem que todos os estudantes estabeleçam ligações com profissionais das indústrias dos videojogos e das aplicações que serão preciosas no momento em que terminem o curso e desejem integrar o mercado de trabalho ou lançar a sua própria empresa.
  • Jogos para a PS4 – A Universidade Europeia é membro do PlayStation™ First Academic Program que é operado pela Sony Interactive Entertainment (SIE) e que disponibiliza acesso a ferramentas hardware e software profissionais de desenvolvimento tanto a funcionários como a estudantes.

A licenciatura em Games & Apps Development é lecionada 100% em inglês e inclui um semestre obrigatório de mobilidade internacional, o que confere ao estudante uma perspetiva global essencial nesta área profissional. Este semestre internacional pode ser realizado na Media Design School* (Auckland, Nova Zelândia).

Nesta licenciatura, os estudantes desenvolvem os videojogos do futuro, com tecnologias do futuro.

*Custos extras com o programa no exterior, transporte, alojamento e alimentação ficam a cargo do estudante.

Aprovado pela A3ES em 11/02/2014. Registo nº R/A-Cr 6/2014, em 07/03/2014 (DGES).

Internacional

Media Design School

Empresas

Algumas das parcerias:
                



Ao longo da licenciatura, o estudante terá um constante contacto com o mundo empresarial, quer através de seminários com líderes e profissionais de referência de empresas nacionais e multinacionais - iFuture e Master Classes - quer através do estágio obrigatório.

Prof. Doutor Manuel Menezes Sequeira
Games & Apps Development é, na minha opinião, a mais inovadora licenciatura portuguesa na área do desenvolvimento de videojogos e de aplicações. O nosso compromisso é, com a participação dos estudantes, dos docentes e da indústria, melhorá-la continuamente, de modo que se torne numa referência internacional nesta área.

Prof. Doutor Manuel Menezes Sequeira

Coordenador de Games & Apps Development

  • plano de
    ESTUDOS

  • CARREIRAS

Programador de jogos digitais
Programador de aplicações multimédia e mobile
Sistemas interativos e Inteligência Artificial
Jogos para redes sociais e empresas

Horário Manhã e Tarde

INÍCIO DO
ANO LECTIVO

Setembro 2017

CAMPUS
Santos

Provas de acesso

Matemática ou
Física e Matemática ou
Química e Matemática ou
Geometria Descritiva e Matemática.

Pedir Informações

Cursos relacionados