Admissões:+351 21 598 9172
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
12790

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Mãos a segurar uma folha com desenho sobre técnicas de futebol

Pós-Graduação 100% Online em Diretor Técnico de Futebol Online

Adquira as competências para liderar e transformar a estrutura de qualquer clube. Dé o pontapé de saída rumo à excelência no mundo do futebol.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 2 de março e aproveite a Bolsa de Apoio ao Estudo

Escolhe a Pós-Graduação 100% Online em Diretor Técnico de Futebol e comece hoje a construir a sua carreira

O sucesso no futebol exige muito mais do que talento em campo e liderança no banco de suplentes. Por trás de cada vitória está uma estrutura técnica sólida, capaz de planear, coordenar e implementar estratégias que maximizem o rendimento de jogadores e equipas, garantindo resultados sustentáveis a longo prazo.

O curso de Diretor Técnico de Futebol desempenha um papel central nesta dinâmica, articulando conhecimento profundo sobre processos de jogo e treino com competências de gestão desportiva, recrutamento e scouting, planeamento estratégico, marketing desportivo, liderança, comunicação e negociação.

Esta pós-graduação prepara profissionais para atuar em diferentes contextos do futebol, desde clubes profissionais e equipas de formação até academias e escolas, respondendo à crescente procura, nacional e internacional, por especialistas capazes de integrar visão técnica, gestão e inovação.

Com um corpo docente experiente e ligação direta ao setor, o programa oferece conteúdos atualizados, práticas aplicadas e uma abordagem estratégica que capacita o estudante para liderar projetos técnicos de forma eficiente e diferenciadora.

Investir nesta formação significa abrir portas para funções de alto impacto no desporto, posicionando-se como um elemento-chave na transformação e crescimento de qualquer organização futebolística.

Online
Lecionado em Português
Início: Outubro 2026
10 meses / 1 vez por semana, 18 ECTS Faculdade Online

Porquê escolher a Pós- Graduação em Diretor Técnico de Futebol?

Liderança estratégica no futebol

Desenvolve competências para planear e coordenar o trabalho técnico, tático e organizacional de equipas, garantindo alinhamento com a visão e os objetivos do clube.

Formação completa com certificação reconhecida

Adquire conhecimentos em gestão desportiva, recrutamento, marketing, comunicação e negociação, com certificação do IPDJ, que atribui créditos para a renovação do título profissional de treinador de futebol.

Acesso exclusivo a ferramentas profissionais

Beneficia de licenças TRIAL e sessões de demonstração das plataformas líderes do mercado: Wyscout, Sportsbase e ONCE, para análise de desempenho, gestão de dados e apoio à decisão.

Desenvolvimento de carreira em múltiplos cenários

Prepara para liderar no futebol profissional, formação, academias e escolas, respondendo à elevada procura nacional e internacional por diretores técnicos qualificados.

Plano de estudos

MódulosUnidades de EnsinoDocentesECTS
Gestão do FutebolEntrevista com Luis Campos
Organização Nacional e Internacional do Futebol
Economia do Futebol
Estrutura financeira das SADs
Marketing aplicado ao Futebol
Orçamentação e Modelos de Gestão
Futebol e Direção Desportiva
Plano de Desenvolvimento do Jogador
Ricardo Balbeira
Pedro Afra
João Ribeiro
Paulo Cardoso
3.5
Legal & RegulamentarO contrato de trabalho desportivo
Inscrição e Transferências de Jogadores
Case-study: International Player Transfer
Direitos de Formação
José Miguel Sampaio e Nora
Gonçalo Almeida
Bernardo Palmeiro
2
Liderança, Comunicação e NegociaçãoComunicação e Influência em Futebol
Coaching aplicado ao Futebol
Negociação em Futebol
MEDIA Training
Gestão de Conflitos
Liderança
Paulo Agostinho
Rui Lança
António Sacavém
Edite Dias
João Aragão e Pina
Tomáz Morais
2
Identificação & Recrutamento de JogadoresConstrução de um Departamento de Scouting
Análise de Jogo e Jogadores
Entrevista com José Boto + Ricardo Moreira
Gestão de Carreiras e Intermediação
Pedro Ferreira
Miguel Moita
Ricardo Balbeira
Vítor Gonçalves
2
Gestão de Futebol IIGestão de Academias de Futebol
Coordenação Técnica da Formação
Entrevista com Paulo Leitão
Funções e competências do Diretor Técnico
Plano de Desenvolvimento do jogador
Joaquim Rolão Preto
Carlos Campos
Paulo Cardoso
2
Identificação & Recrutamento de Jogadores IIEntrevista com…
Modelo de análise e observação
Entrevista com…
Estratégias de comunicação: do relatório à exposição
Ricardo Balbeira
João Luis Afonso
1
Metolodogia de TreinoMétodos de Treino
Organização, estruturação e planeamento do treino
Constrangimentos no Treino
Entrevista com…
Strength and Conditioning em Futebol
Avaliação e Controlo do Treino
Prevenção de Lesões
Pedro Bouças
Diogo Coutinho
Ricardo Balbeira
Pedro Silva
Óscar Tojo
Rita Tomás
3.5
Análise de JogoPrincípios de jogo
Concepção do Modelo de Jogo
Análise de Jogo
João Tralhão
Julio Garganta
2

Direção do curso

Ricardo Balbeira, diretor do curso Agenciamento e Gestão de Carreiras em Futebol

Ricardo Balbeira

Diretor do Curso

Dedicou toda a sua carreira a desenvolver e implementar programas formativos para os diferentes stakeholders da Indústria do Desporto. Desde cursos de curta duração, média duração, audiências reduzidas ou congressos para mais de 1.000 pessoas, o Ricardo Balbeira promoveu diferentes eventos um pouco por todo o mundo (Estados Unidos da América, China, Brasil, Angola, Cabo-Verde, Luxemburgo, Gabão...).

    • Antonio Sacavém
      Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling.
    • Carlos Campos
      Diretor Geral da Academia na FC Famalicão, futebol SAD. Foi diretor técnico de futebol juvenil do Vitória Sport Clube. Foi treinador adjunto do SC Braga. Foi co-responsável por todo o processo de formação da equipa profissional do SC Braga na 1ª Liga Portuguesa, Liga Europa, Taça de Portugal e Taça Allianz. Nas 7 épocas anteriores desempenhou funções no FC Porto como Coordenador Técnico das suas Escolas de Futebol.
    • Diogo Coutinho
      Doutor em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro / Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) com tese sobre Small Sided Games. É treinador de futebol desde 2011, tendo sido treinador adjunto em Clubes de Futebol profissionais como Académica OAF e Varzim Sport Club e CD Chaves.
    • Edite Dias
      Licenciada em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa, Trabalha no jornal A BOLA desde 1996 tendo realizado a cobertura jornalística de vários eventos nacionais e internacionais. Atualmente, é responsável pela programação do canal de televisão do jornal, A BOLA TV.
    • Gonçalo Almeida
      Licenciado em Direito pela Universidade Internacional de Lisboa, é Mestrado em Sociologia, Gestão e Direito Internacional Desportivo (CIES – The International Centre for Sports Studies). Especialista em Direito do Futebol foi Advogado da FIFA no Departamento do Estatuto do Jogador. É também Sócio fundador da Sociedade de Advogados Almeida, Dias & Associados.
    • Joaquim Rolão Preto
      Treinador UEFA Pro com mais de 25 anos de experiência, tem uma longa carreira na área do treino tendo passado por clubes como Sporting CP, Rennes, Al Jazira, Standard Liége, Al Wahda, PAOK, Al-Khor entre outros. Mais recentemente desempenhou a função de Diretor Técnico do projeto “Figo Football Academy” na China sendo responsável por toda a estratégia técnica do projeto. Atualmente desempenha funções de treinador adjunto do Portimonense Sporting Clube.
    • João Aragão e Pina
      Consultor em Gestão de Conflitos. Ex-colaborador da FP de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia
    • João Luís Afonso
      Atual director de Scouting do Al-Nassr Football Club (Arábia Saudita), depois de passagens como director de scouting no Futebol Clube do Porto, Antalyaspor Kulübü (Turquia) e Paris Saint-Germain Football Club (França).
    • João Ribeiro
      Ex Administrador Executivo do Estoril Praia SAD foi responsável e reestruturação completa da SAD e pela elaboração do orçamento anual e pelo assegurar da obtenção dos resultados definidos nos planos operacionais, estratégicos e administrativos.
    • João Tralhão
      Treinador com experiência em clubes como AS Monaco FC e SL Benfica. Foi treinador adjunto / treinador principal em todas as faixas etárias (excepto abaixo dos 14/15) no SL Benfica e teve oportunidade de treinar jogadores como Bernardo Silva, João Félix, Renato Sanchez, André Gomes e muitos, muitos outros grandes talentos. Mais recentemente, foi convidado por Thierry Henry para ser o seu treinador adjunto no AS Monaco FC.
    • José Miguel Sampaio e Nora
      Advogado especialista em Direito do Desporto. Árbitro da Comissão Arbitral Paritária da LPFP/SJPF. Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Direito Desportivo. Membro do Conselho Nacional do Desporto. Colunista Jornal Record. Comentador para Assuntos Jurídicos Sport Tv.
    • Júlio Garganta
      Professor associado da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, dirige o departamento de futebol há já mais de 20 anos. Os seus principais interesses de pesquisa envolvem o desenvolvimento de talentos e experiência tática no futebol. Trabalhou como analista de desempenho em clube de futebol de alto nível como, por exemplo, FC Porto, Sporting CP e Seleção Nacional de Portugal AA..
    • Miguel Moita
      Treinador certificado UEFA Pro com 10 anos de experiência em clubes de futebol de alto nível. Ex-treinador adjunto / analista de desempenho sénior e analista de jogos do AS Monaco, trabalhou em estreita colaboração com o conceituado treinador português Leonardo Jardim. Foi também Adjunto de Treinador / Performance analist de adversários do Clube Grego Olympiacos FC e do Clube Português do Sporting Clube de Portugal.
    • Óscar Tojo
      Treinador de Futebol e Diretor Técnico da Associação Regional de Futebol de Évora. Em 2011 passou a fazer parte do quadro técnico de Pedro Caixinha em clubes como o UD Leiria e o Nacional da Madeira, da primeira liga portuguesa, e o Clube Santos Laguna, da Primeira Liga do México. Atualmente desempenha funções no clube Saudita, Al-Shabab.
    • Paulo Cardoso
      Com longa experiência na Direção Técnica de academias de futebol, já ocupou cargos de Diretor da CSKA Sofia Football Academy (Bulgária), Consultor Técnico da Federação Sul-Africana de Futebol e do Fluminense FC (Brasil), Diretor Técnico do Al Ahli Football Academia (Arábia Saudita) e Coordenador Técnico da Academia do Sporting CP (Portugal).
    • Pedro Afra
      É Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e ao longo de mais de 30 anos de carreira tem assumido cargos de liderança nas áreas da Gestão e do Marketing, tendo passado por empresas como a Nestlé, Sonadel/Colgate, Cadbury Schweppes ou SC Johnson. Foi também Diretor-Geral da Sporting Património e Marketing tendo lançado muitos produtos inovadores na área do Marketing Desportivo. Actualmente é Consultor Independente, Co- Fundador e Administrador da empresa CityCare e docente como Prof. Especialista Convidado no IPAM.
    • Pedro Bouças
      Licenciado em Educação Física e Desporto, com especialização em Futebol pela Universidade Lusófona, Pedro Bouças é um treinador experiente com passagens em clubes como Boavista, Santos, B SAD e Futebol Benfica . À sua carreira de treinador junta ainda atividade como blogger e comentador desportivo no canal 11.
    • Pedro Ferreira
      Atualmente Head of Recruitment no Nottingham Forest FC, já passou pelas funções de Chief Scout da equipa sénior do Sport Lisboa e Benfica, Coordenador Regional de Scouting e Chefe de Recrutamento e Scout. É Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana.
    • Pedro Silva
      Doutorado em Ciências do Desporto, é atualmente Performance Coach no Olympique de Marselha. Integrando a equipa técnica do Treinador André Villas-Boas, desempenhou funções em clubes como o Shanghai SIPG FC e FC Zenit.
    • Rita Tomas
      Médica Especialista em Medicina Desportiva e Medicina Física e de Reabilitação. Mestre em Exercício e Saúde pela FMH/UL e pós-graduada em Medicina Desportiva pela SPMD e em Acupunctura Médica pela MS|FCM/UNL. Colaboradora da Unidade de Saúde e Performance da Federação Portuguesa de Futebol e do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física da Direção-Geral de Saúde.
    • Tomáz Morais
      Ex-treinador da Seleção Nacional de Rugby, é atualmente Diretor Desportivo do Futebol de Formação do Sporting CP.
    • Rui Lança
      Atualmente Diretor das modalidades coletivas de pavilhão do SL Benfica, desenvolve investigação na área da gestão desportiva e liderança nas organizações, possui seis livros publicados e participa regularmente na comunicação social na vertente da gestão e liderança no desporto.
    • Vítor Gonçalves
      General Manager na ProEleven – Football Management. Responsável pelo Departmento Financeiro e Recursos Humanos. Licenciado em Economia na Universidade Autónoma de Lisboa

    Certificações

    Esta Pós-Graduação é certificada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) atribuindo créditos para efeitos da renovação do título profissional de treinador de futebol.

    O que dizem os nossos estudante

    Comillas
    Encontrei nesta Pós-Graduação um leque de conhecimentos, entregues pelos maiores especialistas em diferentes matérias, que me permite aspirar a desempenhar funções na área da Direcção Técnica nos maiores clubes de futebol mundiais! O formato online permitiu-me gerir a minha disponibilidade para que não perdesse nenhum dos conteúdos entregues. Altamente recomendável!

    Rogério Matias

      Metodologia online

      Flexibilidade

      Aulas 100% online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

      Para si

      Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

      Aprendizagem experiencial

      Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

      Uma estudante do curso onlline da Universidade Europeia

      Admissões

      Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

      O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

      Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

      1

      Pedido de Informação

      Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

      2

      Documentação

      Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

      3

      Candidatura

      Avance com a formalização da candidatura online.

      Perguntas frequentes

      O Diretor Técnico de Futebol é responsável pela gestão das atividades desportivas numa equipa ou organização, desde a definição de estratégias de treino até à supervisão de processos de recrutamento e avaliação de jogadores, garantindo a excelência no rendimento da equipa.

      As principais responsabilidades de um diretor técnico incluem a coordenação das equipas técnicas, a implementação de estratégias desportivas, a análise do desempenho de jogadores e adversários e a gestão da formação e evolução das equipas.

      Um bom diretor técnico deve ter competências em liderança, comunicação, gestão estratégica, conhecimento profundo do jogo e da análise tática, além de competências na gestão de equipas e de talentos.

      O diretor técnico desempenha um papel fundamental no sucesso da equipa, ao definir a estratégia, assegurar a evolução dos jogadores e garantir que a preparação física e mental esteja alinhada com os objetivos da competição.

      As principais tendências incluem o uso de dados e tecnologia na análise de rendimento, a personalização dos treinos com base nas necessidades individuais dos jogadores e a crescente adoção de métodos de treino psicossociais para melhorar o rendimento da equipa.

      A tecnologia transforma a função de diretor técnico ao permitir a análise detalhada de dados, como o desempenho físico e tático dos jogadores, e a implementação de sistemas de gestão desportiva que melhora a eficiência do processo de decisão.

      O diretor técnico deve considerar não só as competências técnicas e táticas do jogador, mas também o seu comportamento na equipa, a sua motivação, a sua adaptabilidade e a capacidade de trabalhar em conjunto para atingir os objetivos coletivos.

      O curso de diretor de futebol oferece uma qualificação profissional sólida, preparando os estudantes com as competências necessárias para gerir equipas e maximizar o desempenho desportivo, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho desportivo.

      Em Portugal, a Universidade Europeia oferece uma Pós-Graduação online em Diretor Técnico de Futebol, uma opção flexível para quem ambiciona desenvolver uma carreira sólida e de sucesso na área da gestão desportiva.

      Um bom diretor técnico é essencial na formação de jovens jogadores, ao criar um ambiente propício ao desenvolvimento de competências técnicas, físicas e mentais, garantindo que os atletas possam evoluir e alcançar o seu pleno potencial no futebol.

      None