O Mestrado em Neuropsicologia oferece uma formação especializada, científica e aplicada, concebida para responder às exigências atuais da prática clínica e da investigação na área da neuropsicologia.
O curso responde à crescente complexidade das perturbações neurocognitivas e ao aumento da procura por profissionais especializados. Oferece uma abordagem centrada no domínio científico da neuropsicologia, com enfoque na avaliação e reabilitação de perturbações cognitivas, emocionais e comportamentais associadas a diferentes condições que afetam o sistema nervoso, fundamentais para o trabalho.
O corpo docente reúne especialistas com experiência académica e clínica, garantindo uma formação exigente e orientada para a excelência. A metodologia de ensino apoia-se em práticas pedagógicas ativas, adaptada aos desafios contemporâneos da neuropsicologia.
Através de uma abordagem pedagógica inovadora, que combina flexibilidade do ensino à distância com formação prática supervisionada por meio de um estágio curricular em Portugal, o curso de neuropsicologia assegura uma aprendizagem adaptada a estudantes e profissionais que procuram conciliar desenvolvimento académico com prática profissional.
Este mestrado é destinado a Licenciados em Psicologia e compreende uma componente presencial: Estágio em Neuropsicologia no 2ºano em Portugal*
*são aceites estágios autopropostos desde que reúnam requisitos de estágio em Neuropsicologia, sejam em Portugal, com supervisão de um membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, e após aprovação da direção de curso.
| Online | Lecionado em Português | Início: Outubro 2025 | 4 semestres, 120 ECTS | Faculdade de Ciências da Saúde |
1º ANO - 1º SEMESTRE
| Unidades curriculares | ECTS |
|---|---|
| Neuroanatomia Funcional e Neuropatologia | 6 |
| Métodos de Investigação em Neuropsicologia | 6 |
| Neuropsicologia do Adulto e Envelhecimento | 6 |
| Neuropsicologia Cognitiva | 6 |
| Neuropsicologia Pediátrica | 6 |
1º ANO - 2º SEMESTRE
| Unidades curriculares | ECTS |
|---|---|
| Avaliação Neuropsicológica no Adulto e Envelhecimento | 6 |
| Avaliação Neuropsicológica na Infância e Adolescência | 6 |
| Análise de Dados em Saúde | 6 |
| Estimulação e Reabilitação em Neuropsicologia | 6 |
| Estudos de Caso em Neuropsicologia | 6 |
2º ANO - 3º SEMESTRE
| Unidades curriculares | ECTS |
|---|---|
| Optativa I | 3 |
| Optativa II | 3 |
| Estágio em Neuropsicologia (presencial) | Anual |
| Dissertação em Neuropsicologia | Anual |
2º ANO - 4º SEMESTRE
| Unidades curriculares | ECTS |
|---|---|
| Estágio em Neuropsicologia (presencial) | 30 |
| Dissertação em Neuropsicologia | 24 |
OPTATIVAS*
| Unidades curriculares | ECTS |
|---|---|
| Psicofarmacologia | 3 |
| Psicologia Clínica e da Saúde em Neurorreabilitação | 3 |
| Neuropsicologia Forense | 3 |
| Neurociência, Tecnologia e Inteligência Artificial | 3 |
*Abertura sujeita a um número mínimo de inscrições.
Aulas 100% online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possas assistir quando e onde quiseres.
Contarás com o apoio dos nossos professores especializados que te irão ajudar na tua aprendizagem, bem como um gestor académico que te irá acompanhar e orientar durante o teu percurso académico.
Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possas liderar os desafios da tua profissão.
Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos:
*equivalente legal corresponde a cursos de outros países do espaço europeu, que serão cursos em psicologia, mas com outras designações.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avança com a formalização da candidatura online.
Aprovado pela A3ES em 31/03/2025
Relatório de auto-avaliação do Mestrado em Neuropsicologia
Registo na DGES com o R/A-CR 80/2025 de 2025-04-04