O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Visita de Estudo a io Maior, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Alfeizerão, Nazaré e Alcobaça

22 nov 2021

No ambito das unidades curriculares "Mercados e Produtos Turisticos" e "Promoçao e Animaçao Turistica" da Licenciatura em Turismo da Faculdade de Ciencias Sociais e Tecnologia, realizou-se no passado fim-de-semana, dias 13 e 14 de novembro, uma visita de estudo.

A atividade, que contou com o apoio e acompanhamento das docentes Anabela Monteiro e Michelle Moraes, foi organizada integralmente pelos estudantes, tendo o grupo visitado pontos turísticos diferentes dos habituais associados às localidades de Rio Maior, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Alfeizerão, Nazaré e Alcobaça. As turmas foram divididas em grupos de trabalho a fim de desenvolver as suas capacidades como animadores turísticos e guias em terreno, tendo cada um deles a tarefa de organizar a visita completa a um dos locais visitados de forma a cativar a atenção dos restantes colegas.

A professora e coordenadora da Licenciatura em Gestão Hoteleira, Anabela Monteiro, explica a importância destas atividades, mencionando que “para criar um produto temos que conhecer e compreender o destino, de forma a realizar um diagnóstico das necessidades dos mercados para assim criar ou transformar um produto turístico que responda às motivações do turista. O futuro do turismo assentará muito na inovação estratégica. O turismo de nicho é uma aposta porque permite retirar dos destinos atributos mais sedutores com interesses próprios para um público específico. Este foi o desafio colocado aos alunos, descobrir o oculto do turismo na zona Oeste."

Os alunos empenharam-se em criar uma experiência memorável e educativa para todo o grupo.

Sofia Moreira, estudante da dupla Licenciatura em Turismo e Gestão Hoteleira, explicou que “no decorrer desta visita fiquei admirada com a capacidade criativa e profissional dos meus colegas. Estes empenharam-se em explicar uma localidade, diferindo do seu mercado turístico habitual, assumindo o papel de animadores e guias turísticos. Não só explicaram conceitos académicos no decorrer das suas apresentações, como cativaram a atenção do público curioso, realizando palestras e atividades interessantes ligadas aos locais. O meu grupo teve a oportunidade de participar em todas as palestras e atividades, pelo que estava alocado à organização da visita em si, e não de um local apenas. Desta forma, no decorrer da visita esteve focado no comprimento de horários, e ajuste quando caso necessário. Relativamente ao meu trabalho no decorrer da visita, penso que foi bastante gratificante ver a visita decorrer conforme planeado, realizando alguns ajustes ao longo da mesma, e apercebi-me que a tarefa de organizar não é assim tão fácil, sendo necessário ter em conta todos os fatores que se podem encontrar no decorrer da mesma, mesmo que estes não ocorram (por exemplo tempo extra para trânsito, mas se não apanharmos trânsito, ter algo preparado ao chegar antecipadamente). Em geral, gostei bastante da visita e gostaria que fosse possível realizar mais saídas ao terreno de modo a pôr em prática as capacidades e aptidões dos estudantes."