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(em descontinuação)
O Mestrado em Marketing Digital promove a especialização na componente digital do marketing e da gestão, em todas as suas vertentes e numa perspetiva estratégica, com os conteúdos mais atualizados e alinhados com as tendências de sucesso desta área.
Este curso prepara os alunos para os desafios de uma sociedade em constante dinâmica, onde a componente digital desempenha um papel decisivo em todas as áreas do Marketing, nomeadamente na comunicação e nos media. Muito mais do que um curso técnico, este Mestrado tem uma forte componente estratégica, imprescindível para o domínio das ferramentas digitais.
Principais benefícios deste mestrado:
4 Semestres
MESTRADOS
Marketing & Comunicação
Quinta do Bom Nome
A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Para saber mais informações sobre as parcerias existentes para este programa, consulte o International Office.
Ao longo do mestrado os estudantes são desafiados a solucionar problemas reais de empresas, aos quais têm de dar resposta sob a forma de projetos.
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Cibercultura e Comportamento do Consumidor Online
A Internet deixou de ser uma ferramenta voltada para o público adolescente ou jovem. A democratização dos meios digitais, a pulverização tecnológica e o avanço das redes sociais revelaram um novo perfil de consumidor, muito mais heterogéneo e com um forte comportamento de pesquisa – pessoas muito mais atentas aos atributos de um produto ou serviço e dispostas a confiar na experiências e recomendações de outros. É neste contexto de desafio para as marcas – que têm agora de reganhar a credibilidade perdida – que importa conhecer como se comportam as pessoas em novos canais. |
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Blended Marketing
Entender o conceito de Marketing, compreender e explorar estratégias de âmbito Blended Marketing - enquanto Integração / combinação / fusão entre o marketing offline também chamado tradicional e o marketing online, ou digital. Explorar e saber os conceitos de marketing tradicional: marketing estratégico e operacional. Noções e aplicações de segmentação, público-alvo e posicionamento e explorar o composto de marketing (marketing-mix) nas vertentes offline e online. Identificação das fases principais dum plano de marketing e a sua aplicabilidade. Destingir entre Marketing transaccional e relacional; condições da sua aplicabilidade. Abordagem prático-teórica dos instrumentos disponíveis; exemplos práticos de estratégias mistas (blended). Abordagem das principais fases do processo de compra; informação sucinta sobre as principais leis de mercado no âmbito do marketing (defesa do consumidor / protecção de dados e de comunicações / venda / preço etc..). No final, o estudante deve saber identificar, analisar, definir e aplicar acções concretas no âmbito do Blended Marketing. |
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New Media e Canais Online
A existência dos new media permite que uma empresa desenvolva uma estratégia e táticas de marketing online, alcançando o consumidor de formas antes não possíveis. Consoante os objetivos de marketing da organização, tais como aumentar a notoriedade da marca ou aumentar as vendas, atrair novos clientes e fidelizar os existentes, envolvendo-os, o marketer tem à sua disposição diversas ferramentas: os seus próprios canais, a publicidade paga e a publicidade divulgada gratuitamente pelos consumidores e fãs. |
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Negócios Digitais e E-Commerce
Reforçar posições competitivas, explorando a capacidade de responder rapidamente às mudanças ambientais, com decisões de negócios de alta qualidade, impõe a adoção de modelos de negócio adequados ao novo mundo dos negócios digitais. Na Unidade Curricular de Negócios Digitais e e-Commerce são abordados os vários modelos de negócio existentes em plataformas digitais. Com base no Business Model Canvas – ferramenta de gestão estratégica que permite conceber e desenvolver planos de negócio - são analisados os vários pilares de um modelo de negócio, desde a sua proposta de valor aos procedimentos, recursos e atividades-chave necessários. |
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Opcional I | 2 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Digital Marketing Research
Procura-se, nesta Unidade Curricular, perceber e estudar que dados são relevantes para a tomada de decisão no marketing digital, desde o lançamento de novos produtos e/ou serviços até ao comportamento dos consumidores. O que medir, quando, como e porquê. Vamos percorrer 6 fases: a definição de objetivos; o desenvolvimento do plano de pesquisa; a recolha de informação e a construção de inquéritos; o que analisar e como; a apresentação de resultados; e, por fim, o processo de decisão. |
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Branding Digital
A Unidade Curricular de Branding Digital centra-se em estratégias e ferramentas agregadoras de valor no contexto da criação e gestão das marcas em contexto digital. Tendo em vista a consolidação da marca e a fidelização dos seus públicos-alvo, as estratégias de Branding constituem processos de desenvolvimento que integram um conjunto de soluções que a marca deve implementar para se diferenciar em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos. Gerir uma marca é fazê-la evoluir ao longo de um ciclo de vida, diferenciando-a e, se necessário, reposicionando-a, por forma a conferir-lhe uma identidade própria, que a distinga das demais. |
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Social Media Marketing
Os consumidores usam os social media para comunicar, colaborar e partilhar conteúdos. É através das redes sociais que as empresas contactam os potenciais consumidores e fidelizam os já existentes. São inseridas informações online em forma de texto, imagens, vídeo e, no momento em que o consumidor as partilha com os seus amigos e familiares, o efeito publicitário é ampliado (word-of-mouth). Entre outras ações da empresa, é também nas redes sociais que se constrói ou destrói a sua reputação. |
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Search e Mobile Marketing
Com a Unidade Curricular de Search e Mobile Marketing, os alunos aprendem a identificar e utilizar aplicações e instrumentos, permitindo potenciar o sucesso de campanhas, maximizar retorno de investimentos, e, acima de tudo, aprendem a criar uma presença digital permanente e ligações de qualidade, sejam estas através de trafego orgânico ou pago. O mobile marketing coloca, pela primeira, vez o marketer com os seus produtos e serviços à distancia de um click. Saber qual a melhor altura para abraçar o consumidor, bem como entender os novos dilemas éticos que se perfilam, é também uma das ofertas desta Unidade Curricular. |
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Opcional II | 2 | 6 |
Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Metodologia de Investigação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação tem como objetivo aprofundar conceitos, métodos e técnicas fundamentais para a realização de trabalhos de investigação de natureza científica inovadores, que servirão de alicerces ao desenvolvimento de projetos individuais. Baseando-se em aspetos teóricos e conceptuais, a Unidade Curricular incorpora uma componente fundamentalmente prática, plasmada na realização de várias tarefas de investigação ao longo do semestre, centradas nas áreas do conhecimento de especial interesse do estudante. |
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Análise de Dados
A Unidade Curricular tem como objetivo dar a conhecer aos estudantes um conjunto variado de métodos de análise estatística de dados, de uso recorrente na investigação empírica em Ciências Sociais e Empresariais. A apresentação dos conteúdos teóricos é acompanhada pela exploração de exemplos práticos, com tratamento estatístico de dados pelos estudantes e produção final de um relatório de análise. O tratamento é realizado com recurso ao programa estatístico SPSS. |
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Trade Marketing e Promoções Digitais
Em Trade Marketing e Promoções Digitais abordam-se as formas recentes de rentabilizar o retalho, sejam lojas tradicionais, modernas ou mesmo digitais. Esta Unidade Curricular, eminentemente prática, permite medir cada ação de marketing por forma a torná-la mais eficaz e a conseguir um maior envolvimento do potencial cliente. Já imaginou como será uma loja física que, até então, sempre utilizou na rede virtual? Este é desafio que se coloca, procurando ainda determinar que tipo de promoções têm mais eficácia a nível digital, dependendo da fase em que se encontra o potencial na relação com a empresa virtual. |
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Projecto de Dissertação
A Unidade Curricular de Projeto tem como objetivo acompanhar e orientar os estudantes de mestrado na primeira fase da sua Dissertação, Projeto Empresarial ou Relatório de Estágio. Esta Unidade Curricular visa fundamentalmente fornecer a orientação necessária para o estudante conceber e começar a desenvolver o seu projeto, de acordo com o formato que melhor se adequar à sua carreira profissional. Ao longo da Unidade Curricular, é esperado que o aluno desenvolva o enquadramento teórico do seu trabalho final e que saiba delinear a metodologia a utilizar na componente empírica do mesmo. |
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Unidades Curriculares | Horas /Semana | ECTS |
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Dissertação / Projecto Aplicado
A Unidade Curricular de Dissertação completa a UC de Projeto, focando-se predominantemente na parte empírica do trabalho de mestrado. Ao longo deste semestre, o estudante desenvolverá, com a orientação do tutor, a componente prática da sua dissertação, projeto empresarial ou estágio curricular, com vista à finalização do respetivo relatório. |
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Diurno ou Pós-laboral
O mestrado em Marketing Digital tem me oferecido uma visão completa desta nova forma de se fazer marketing. A estrutura do curso cobre todas os canais de marketing digital e todas as unidades curriculares oferecerem um importante componente de aprendizagem sendo estruturadas de forma a equilibrar a teoria e prática. O curso possui um excelente corpo docente, extremamente dedicados e comprometidos e sempre nos são oferecidas oportunidades de parcerias com empresas para elaboração de projetos reais para o mercado. Até o momento todas as minhas expectativas foram superadas e a experiência tem sido valiosa e esta a contribuir muito para minha formação como profissional de marketing digital.
Aprovado pela A3ES em 2/7/2012 (em descontinuação)
Registo nº R/A-Cr 115/2012/AL01 de 13-07-2016
Despacho nº 10635/2016, DR n.º 162/2016, Série II de 2016-08-24