O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Saúde
17 mai 2022

Saúde e recursos humanos

Edited on 23 Jan. 2023

O sistema de saúde português mudou profundamente nas últimas quatro décadas. Vivemos numa Europa marcada pela transição demográfica e pelo aumento crescente das necessidades em saúde.

Neste contexto, não será possível resolver os constrangimentos existentes sem incorporar no processo de decisão as suas diferentes componentes. Em muitos países da União Europeia e da OCDE existe uma carência de recursos humanos qualificados. Essa circunstância tem determinado um contexto progressivo de mobilidade entre os diferentes países, particularmente para os mais ricos e com melhor nível de desenvolvimento. Acresce que o aumento da participação privada no sistema de saúde torna mais difícil a competição pelos recursos tendo em conta as características dos modelos de contratação em termos de agilidade e de condições de trabalho.

Os dados mais recentes indicam que, em Portugal, o sector privado tem vindo a consolidar a sua presença e a reforçar o nível de actividade no sector da saúde. O alargamento das coberturas em financiamento complementar tem contribuído para uma significativa transferência da procura de cuidados.

Excerto do artigo de opinião escrito por Adalberto Campos Fernandes, Coordenador Estratégico da área de Ciências da Saúde Digital,  para o Novo. O artigo completo encontra-se aqui.