O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
13 jul 2020

Testar é antecipar

Edited on 23 Jan. 2023

“É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.”, Aristóteles

Aprendemos e adquirimos conhecimento com as relações pelas quais interagimos com pessoas, connosco mesmo e com toda a envolvente (sistemas naturais e/ou sistemas construídos).

Imersos nos sistemas, interagimos com os mesmos e criamos observáveis a partir da perceção das interações dos seus elementos. São essas interações que, funcionando em complementaridade e em rede, nos dão maior conhecimento, intimidade e domínio sobre esses sistemas, ou outros semelhantes.

O tato é porventura o sentido que mais nos aproxima do conceito de intimidade, pois ao explorarmos determinada realidade tocando-a, criamos uma relação, uma experiência de descoberta mais íntima, recebendo dela dados relativos à sua consequente reação.

Em resultado de uma interação rica e variada com materiais e tecnologias, vemos ampliado o nosso quadro de referências e consequentemente a capacidade de extrapolação e antecipação, relativamente a esses campos.

Quem conhece, antecipa em semelhança, descobre e testa num processo holístico com todo o seu corpo e sentidos, a fisicalidade dos universos vindouros que antecipa pelo projeto.

É somente por isto que construímos Modelos Materiais à Semelhança, para antecipar e testar Design!

É isso que temos feito ao longo destes últimos 32 anos com a construção do 3DLab, testar materialmente o Design muito antes dele existir fisicamente.

Diamantino Abreu
professor no IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia