O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
10 fev 2022

Qual será a trajetória e impacto da inflação e do aumento das taxas de juro nos bolsos e na economia

Edited on 23 Jan. 2023

A inflação tem atingido patamares na Zona Euro incomparáveis e distópicos, quebrando a barreira dos 5%, à luz do Eurostat, um novo recorde Guinness, o que não sucedia desde os finais do século XX (1997), estrangulando os consumidores finais que já sentem um peso hercúleo nas suas carteiras e no seu Daily Basis.

Nomeadamente com o preço da eletricidade, alimentação, bens industriais não energéticos, do combustível a disparar para valores que somente as elites, o capitalismo selvagem ou até mesmo os pais ricos com os seus cartões de crédito Visa Black podem dispor, ao contrário do cidadão médio que quando chega ao fim do mês sente que perdeu o seu poder de compra outrora existente ficando a contar os tostões que enchem os seus casacos e rebentam paulatinamente as costura da sua boa vontade.

Portugal encontra-se cheio de sorte? O nosso país surge na fotografia soberana com uma taxa de inflação abaixo da restante Zona Euro, a segunda mais baixa de todo o espaço económico envolvendo a moeda única, por via de uma taxa de inflação a rondar quase os 3,5%. Mas afinal o que é a inflação e porque é que ela sobe e desce como um miúdo a ser empurrado num baloiço sem fim a vista?

Excerto do artigo de opinião escrito por João Pedro Leitão, finalista da licenciatura em Direito na Universidade Europeia, para o jornal Diário de Notícias. O artigo completo encontra-se aqui.