O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
22 set 2021

Sector da Óptica: tempos actuais e vindouros

Edited on 23 Jan. 2023

Como todos sabemos, o mundo é dinâmico e está constantemente em mudança. Mas os tempos em que vivemos e os vindouros, exigem uma preparação diferente daquela que tivemos até há cerca de um ano e meio atrás, para que sejamos capazes de lidar com o comummente denominado “novo” normal.

Se no passado - entenda-se período pré-covid - a forma de fazer negócios já vinha apresentando alguns indícios de mudança, nos tempos actuais esses indícios deixaram de o ser e tornaram-se uma realidade. Significa isto que a mudança se deu a uma velocidade de tal forma elevada, que o modo de fazer negócios mudou de forma radical.

Se olharmos, por exemplo, para o sector da saúde, mais concretamente para os hospitais e clínicas, assistimos a uma reformulação da forma como os serviços passaram a ser prestados, nomeadamente no que diz respeito às consultas, com a introdução, por exemplo, da telemedicina. Esta e outras mudanças, careceram e carecem de uma adaptação estrutural das organizações e de formas diferentes de praticar a gestão, o que obrigou à mudança do mindset por parte dos gestores. A inovação, o critério e o rigor, passaram a estar no topo da lista das prioridades de todos.

No sector da óptica não é, nem será diferente. O modelo do negócio tendencialmente irá sofrer alterações; aliás já sofreu algumas no período do lockdown. Por essa razão, é fundamental que os empresários estejam capacitados para enfrentarem essas mudanças, e até mesmo serem eles próprios veículos da mudança. Já não é possível desejar obter resultados mantendo o mesmo modus operandi.

É precisamente tendo em conta esta realidade e a experiência de longos anos de observação, que a Pós-Graduação em Gestão aplicada à Óptica surge, numa parceria entre a Alain Afflelou Óptico / Universidade Europeia, como uma ferramenta de apoio aos empresários, e a todos aqueles que desejem aumentar os seus conhecimentos em gestão do negócio da óptica ocular.

A verdade é que muitos negócios que ao longo dos tempos naufragaram não foi, a sua maioria, por incapacidade dos seus mentores, no que diz respeito à área técnica específica do sector. Foi, sim, por algumas debilidades no que à gestão diz respeito. O futuro apresenta-se extremamente exigente e a especialização dos profissionais da óptica, no que diz respeito à gestão do negócio, é imperativa. Acredito que só percorrendo este caminho e evoluindo neste sentido será possível criar ou recuperar os negócios e perpetuá-los no tempo.

Com a conclusão da Pós-Graduação, é meu desejo que os participantes tenham tido a oportunidade de experienciar um curso bastante prático, ministrado por professores altamente experientes, quer do ponto de vista académico, quer do ponto de vista empresarial. E que com isso tenham adquirido conhecimentos e competências acima da média, que lhes permitam desempenhar, de forma mais eficaz, as suas funções enquanto gestores. Obtendo, desse modo, melhores resultados.

Para que tal aconteça, a avaliação desta Pós-Graduação culminará com a elaboração e apresentação de um projecto final, que será a aplicação de toda a aprendizagem na criação de um negócio. Isto permitirá ao aluno ter a oportunidade de ser avaliado de uma forma prática e de acordo com os critérios aplicados na realidade empresarial.

Pessoalmente, estou convicto de que este curso de especialização é uma mais-valia para todos os profissionais do sector e para a evolução do mesmo em Portugal. As aulas serão gravadas, ficando disponíveis, posteriormente, para consulta na plataforma da Universidade Europeia.

Penso que estão reunidas todas as condições para que todos nós façamos história no sector da óptica em Portugal, pelo que me resta deixar-lhe o desafio final: Encontramo-nos lá?

Miguel Alves
Diretor Geral da Alain Afflelou Óptico e docente da Pós-Graduação em Gestão Aplicada à Óptica na Universidade Europeia