O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Pós-graduação em Healthcare Marketing & Innovation

Pós-graduação 100% Online em Healthcare Marketing & Innovation Online

Especialize-se em marketing aplicado ao setor da saúde e potencie a experiência do cliente de saúde tendo por base uma visão holística de marketing.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação 100% Online em Healthcare Marketing & Innovation

Programa desenvolvido em parceria com o IPAM.

O setor da saúde apresenta desafios cada vez mais prementes no contexto atual e hoje, cada vez mais do que nunca, a necessidade de fidelização do cliente é determinante para o sucesso do negócio.

Uma visão integrada do processo da jornada do consumidor é fundamental para que a satisfação dos clientes seja atingida. Um sistema de Healthcare Marketing é imprescindível para potenciar a experiência do cliente de saúde tendo por base uma visão holística do marketing.

Online Português
18 ECTS 30 semanas Não conferente de grau Faculdade Online

Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Healthcare Marketing & Innovation?

Visão holística de marketing

Potenciar a experiência do cliente de saúde tendo por base uma visão holística de marketing e identificação de tendências e contexto competitivo de marketing de saúde.

Branding pessoal

Aquisição de conteúdos que permitem a gestão de uma marca pessoal na área da saúde.

Inovação na saúde

Perceber e decidir o impacto da tecnologia na inovação em marketing da saúde.

Experiência internacional

Possibilidade de participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid.

Para instituições públicas e privadas

Programa desenhado para organizações de saúde públicas e privadas.

Flexibilidade e Acompanhamento

Aulas 100% online e em direto e gravações sempre disponível. Será ainda acompanhado por um gestor académico em todo o seu percurso.

International Health Weekend

Ao frequentar este programa poderá participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu o no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.

É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.

A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.

O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições

Plano de estudos

Módulo I - Princípios de marketing para profissionais de saúde

Unidades curricularesDocentes
Evolução do Conceito de MarketingFrancisco Coelho
Princípios de MarketingFrancisco Coelho
O contexto de Marketing - Casos de estudoFrancisco Coelho e Jorge Jorge
A importância do Marketing na SaúdeFrancisco Coelho e Jorge Jorge

Módulo II - Consumer Journey & Tendências do negócio de saúde

Unidades curricularesDocentes
Sociedade, Saúde e Bem-estar: contexto e tendênciasMafalda Castro Ferreira e Rita Veloso
Comportamento do cliente na área da saúdeMafalda Castro Ferreira e Rita Veloso
Mapeamento da jornada do clienteMafalda Castro Ferreira e Daniela Teixeira
Responsabilidade Social Corporativa em SaúdeMafalda Castro Ferreira e Rita Veloso

Módulo III - Estratégia de marca para a saúde

Unidades curricularesDocentes
Análise de MarcaFernando Pinto Santos e Ricardo Mena,
Estratégia de MarcaFernando Pinto Santos e Ricardo Mena
Employer BrandingFernando Pinto Santos e Ana Paula Arriscado
Marca PessoalFernando Pinto Santos eAna Paula Arriscado e Mário Henriques
Líderes e Liderança na incertezaFernando Pinto Santos e Mário Henriques
Equipas e PropósitoFernando Pinto Santos e Mário Henriques

Módulo IV - Estratégia holística de marketing de saúde

Unidades curricularesDocentes
Análise de MarketingPedro Aguiar
Marketing BenchmarksPedro Aguiar
Estratégia de MarketingPedro Aguiar e Jorge Jorge
Impacto da Tecnologia na Organização de SaúdePedro Aguiar e Renato Magalhães

Módulo V - Marketing de Serviços e Execução

Unidades curricularesDocentes
Marketing de Serviços de SaúdeRaquel Soares e Jorge Jorge
Marketing Mix approachRaquel Soares e Jorge Jorge
Implementação e ControleRaquel Soares e Jorge Jorge
Empreendedorismo na área da saúdeRaquel Soares
A comunicação interna na SaúdeDuarte Brito

Módulo VI - O Marketing Digital na Saúde

Unidades curricularesDocentes
Estratégia de Marketing DigitalNino Carvalho e Jorge Jorge
Plano de eventos e comunicação na área da saúdeNino Carvalhoe Duarte Brito
Social Media MarketingNino Carvalho
e-CommerceNino Carvalho

Módulo VII - Inovação e disrupção tecnológica no negócio da Saúde

Unidades curricularesDocentes
Inovação na área da SaúdeTiago Sousa
AI, AR, Big Data, Metaverso & others techTiago Sousa e Hugo Monteiro
Data AnalitycsTiago Sousa e Hugo Monteiro
Projeto Final de CursoTiago Sousa e Ricardo Mena

Coordenadores

Ricardo Mena

Coordenador da Pós-Graduação em Healthcare Marketing & Innovation

    Lourdes Martín Méndez

    Coordenadora da Pós-Graduação em Healthcare Marketing & Innovation

      Corpo docente

      Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência

      Docentes:

      • Fernando Pinto Santos: Professor-Adjunto e Diretor do Mestrado Global em Marketing, no IPAM Porto.
      • Pedro Aguiar: Presidente do Conselho de Administração da AH Business, SGPS, SA, CEO – Esferasaúde, People e Ahptus.
      • Francisco Coelho: Diretor do Curso de Licenciatura global em Marketing no IPAM Porto.
      • Raquel Soares: Professora Coordenadora do IPAM Porto (Portugal). Diretora da Licenciatura e do Mestrado em Gestão de Negócios do IPAM Porto.
      • Nino Carvalho: Diretor Executivo - Nino Carvalho Consultoria e Capacitação.
      • Mário Henriques: Managing Partner do High Play Institute.
      • Rita Veloso: Vogal executiva do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Porto.
      • Paula Arriscado: Diretora Corporativa Pessoas, Marca e Comunicação do Grupo Salvador Caetano.
      • Mafalda Ferreira: Professora Adjunta IPAM.
      • Jorge Jorge: Diretor de Comunicação, Marketing e Marca do Centro Hospitalar Universitário de São João no Porto.
      • Hugo Monteiro: Médico especialista em Saúde Pública, integra o Departamento de Estudos e Planeamento da Administração Regional de Saúde da Região Norte e a Unidade de Saúde Pública do ACeS Porto Ocidental.
      • Tiago Sousa: General Manager & Partner na Liminal. Professor Adjunto IPAM.
      • Renato Magalhães: Diretor de Serviço no IPO Porto.
      • Daniela Teixeira: Marketing Manager - IMP Diagnostics.
      • Duarte Vital Brito: Médico. Formador e Consultor na área da Comunicação em Saúde e Data Visualization.

      Saídas profissionais

      Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona:

      • Empreendedores na área da saúde (com uma formação na área da saúde)

      • Diretores de Marketing na área de Saúde

      • Gestor de Marketing de Saúde (com uma formação na área de gestão, marketing etc.)

      • Direção de Clientes na área de Saúde

      • Gestor de Comunicação integrada de uma Marca de Saúde

      Testemunhos

      Comillas
      ComillasTal como maioria dos setores, o setor da saúde é um setor que está em constante evolução e os desafios são sempre muito grandes para conseguir acompanhar as tendências. Ao longo do curso tive oportunidade de estudar um amplo leque de tópicos relacionados com o marketing de saúde e, acima de tudo, o que considerei mais rico neste curso foi a diversidade de docentes que lecionavam as UC's. Acho que foram um aspeto fulcral para que o curso fosse tão rico, pois para além dos conhecimentos teóricos, todos os alunos da PG, na minha opinião, adquiriram conhecimentos práticos do dia a dia de uma pessoa que trabalha no setor ou para o setor da saúde. Esse conhecimento teórico e prático foram de extrema relevância para o meu trabalho diário, pois ajudaram-me a entender como melhorar a minha prática laboral. Para além dos professores, os meus colegas da PG eram de diferentes áreas de especialização e tinham todos uma experiência que enriquecia o conteúdo de estudo e das aulas. Todas estas interações com professores e colegas, para além de ampliar a minha rede de contatos profissionais, proporcionaram diferentes discussões e reflexões que serão imprescindíveis para o meu futuro como marketer de saúde. Recomendo muito esta PG para qualquer pessoa interessada em trabalhar no setor da saúde e no marketing, ou, no caso de já trabalhar no setor, é uma PG que enriquecerá com toda a certeza o trabalho no dia a dia. O programa é muito abrangente, relevante e dinâmico e oferece as ferramentas necessárias para nos destacarmos neste setor que está em constante evolução.

      Ana Cruz

      Marketer do Hospital da Luz | Alumna 1ª edição

      Comillas
      ComillasEsta Pós-Graduação foi uma oportunidade incrível, para quem como eu pouca formação tinha nesta área. Permitiu-me aprofundar conhecimentos e habilidades, mas sobretudo, deu-me a oportunidade de olhar para esta área de negócio de uma forma mais completa. As temáticas abordadas proporcionaram uma base sólida de conhecimento teórico e prático, permitindo-me explorar diferentes áreas específicas dentro do campo da saúde. A diversidade de temáticas e os excelentes professores contribuíram para uma visão mais abrangente, o que me ajudou a expandir o meu horizonte profissional. A PG na Universidade Europeia foi uma experiência altamente positiva e impactante para minha carreira. A sua estrutura, totalmente online, foi muito facilitadora da gestão do tempo no meu dia-a-dia. As habilidades adquiridas, o conhecimento aprofundado e a rede de contatos estabelecida têm sido inestimáveis para atividade profissional.

      Cristina Henriques

      Alumna 1ª edição | Enfermeira - ECSCP Lisboa Ocidental e Oeiras

      Comillas
      ComillasEsta pós graduação permitiu-me compreender melhor toda a complexidade da indústria da saúde, a forma como está organizada e os desafios que enfrenta. O corpo docente foi extremamente feliz e dotado de conhecimento enriquecedor e que me deixou vontade de saber e procurar ainda mais.

      Ana Rita Fernandes

      Alumna 1ª edição | Diretora de Marketing e Comunicação

      Metodologia Online

      Flexibilidade

      Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

      Para si

      Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

      Aprendizagem experiencial

      Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

      Admissões

      Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

      O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

      Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

      1

      Pedido de informação

      Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

      2

      Documentação

      Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

      3

      Candidatura

      Avance com a formalização da candidatura online.

      None