Portal Estudante

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Programa em Administração de Empresas

Programa em Administração de Empresas

  • Propina

    INVESTIMENTO

    Preencha o formulário com os seus dados para informações acerca de propinas, bolsas e valores de admissão.

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
O PAE – Programa em Administração de Empresas visa transmitir, de forma prática e intuitiva, os mais modernos e úteis conceitos de gestão aos empresários, gestores executivos, sócios e acionistas das empresas portuguesas; de forma a que estes possam conduzir e gerir as suas empresas com sucesso, num ambiente de maior e crescente complexidade e competitividade.

O PAE – Programa em Administração de Empresas visa transmitir, de forma prática e intuitiva, os mais modernos e úteis conceitos de gestão aos empresários, gestores executivos, sócios e acionistas das empresas portuguesas; de forma a que estes possam conduzir e gerir as suas empresas com sucesso, num ambiente de maior e crescente complexidade e competitividade.

Ver menos
Duração

4 meses

Tipo

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

Área Formação

Gestão & Direito

Campus

Quinta do Bom Nome

Benefícios

Este programa vai responder aos problemas concretos e às ambições e necessidades das empresas participantes – nomeadamente pequenas e médias empresas.

  • Conceitos de gestão de uma forma acessível (mesmo a participantes sem formação em Gestão / Economia) e com uma forte componente prática.
  • Aplicação prática dos conceitos leccionados em casos reais.

Destinatários

  • O programa destina-se a quadros superiores, gestores, empresários (sócios e acionistas) das empresas portuguesas, nomeadamente as pequenas e médias empresas.

Condições de acesso

  • Grau de licenciado ou experiência profissional compatível
  • Carta de Motivação

Parceiros

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
O propósito, proposta de valor e estratégia - “Como criar uma estratégia diferenciadora que oriente a empresa para o sucesso.”
  • A importância da definição estratégica:
    • O Propósito, as Pessoas e os Processos;
    • O Golden Circle: “Porquê” (“WHY”), “Como” (“HOW”) e “O quê” (“WHAT”).
  • Desenvolver a visão, o propósito (“Why”), formular a estratégia:
    • Determinar a proposta de valor diferenciada da empresa (“Unique value proposition”);
    • Criar valor para clientes, colaboradores, acionistas e sociedade (os stakeholders).
  • O propósito (“Why”) como a linha orientadora de toda a organização.
  • Desenhar modelos de negócio diferenciadores:
    • Como desenvolver uma vantagem competitiva sustentável ao longo do tempo;
    • Identificar e avaliar oportunidades de criação de valor;
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Liderança e Comportamento Organizacional - “Como orientar e motivar os colaboradores para aumentar o seu desempenho.”
  • Liderar pessoas e estruturas mais complexas;
  • A cultura - desenhar organizações mais eficazes para alcançar um desempenho superior.
  • Alinhar a organização e motivar as pessoas para alcançar o propósito.
    • Como gerar a adesão, o envolvimento e o compromisso por parte dos colaboradores: empoderamento (empowerment) e responsabilização, delegação.
    • A avaliação e gestão de desempenho, a gestão da motivação e das equipas;
  • Como os gestores se podem tornar líderes eficazes.
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Marketing e Gestão Comercial - “Como conseguir vender mais, com maior margem e receber.”
  • Noções sobre o Marketing e o seu papel na organização;
    • Compreender as necessidades dos clientes e o comportamento dos compradores;
    • Definir o marketing mix ( o produto, os canais de distribuição, a comunicação, a promoção e os preços) para satisfazer as necessidades dos clientes de forma sustentável.
  • A Gestão Comercial - Organização, planeamento e acompanhamento da ação comercial.
    • Como o alinhamento do propósito e do Marketing podem traduzir-se numa Gestão Comercial que potencie as vendas;
    • Plano Comercial: Diagnóstico, elaboração e execução;
    • A gestão da equipa comercial. Formas de aumentar a eficiência da equipa e a produtividade de vendas;
    • Principais ferramentas e técnicas de gestão de vendas - sua aplicação prática.
  • Os desafios e as oportunidades das vendas através dos canais digitais.
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão da informação contabilística na tomada de decisão “Como ler e usar a informação contabilística como base da tomada de decisões.”
  • A informação contabilístico-financeira enquanto sistema base de controlo e de suporte à decisão.
  • Compreender os conceitos das demonstrações financeiras e dos relatórios contabilísticos, de forma a:
    • Promover a monitorização, apoio à percepção e avaliação da situação da empresa; e
    • Serem o suporte à tomada de decisões organizacionais, nomeadamente quanto à atribuição de recursos.
  • Influencia das diferentes políticas contabilísticas na percepção da situação da empresa e na tomada de decisão;
  • Conceitos básicos de gestão fiscal.
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão financeira e Negociação - “Como financiar a atividade corrente e as ambições de crescimento.”
  • O papel da função financeira na criação de valor e no apoio às áreas  operacionais e funcionais da empresa;
  • Avaliação financeira de projetos.;
  • Política de financiamento da atividade - Estrutura de capital e análise de risco;
  • Gestão e negociação das necessidades financeiras, junto de credores e acionistas.
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Operações, processos e a Digitalização - “Como responder melhor aos clientes, em qualquer canal de distribuição (digital ou físico), sendo mais eficiente.”
  • Inovação vs. Tecnologia;
  • Digitalização dos processos existentes e/ou transformação digital da empresa;
  • Operativa Startup: “Test & Learn”.
  • Modelo Operacional de “próxima geração”: simplicidade, rapidez, agilidade (agile organization) e experiência de clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros.
    • Definição de processos centrados na “experiência” / Journey: “Customer (CX) and User experience (UX)”;
    • Utilização dos dados disponíveis na organização e de ferramentas analíticas avançadas;
    • Automatização, Interações humano-tecnologia;
    • Novas ferramentas de colaboração entre colaboradores e entre equipas.
8
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Gestão de projetos e Estruturação da organização - “Como fazer acontecer a estratégia da empresa.”
  • Estrutura organizacional e mecanismos de monitorização e controlo da implementação da estratégia:
    • Desdobrar a estratégia em projetos e iniciativas;
    • Criar mecanismos de monitorização e controlo;
    • Preparar projetos e iniciativas;
    • Agilidade organizacional nos processos e operações;
    • Alinhamento, empowerment, accountability e meritocracia na prática.
8

Corpo Docente

Coordenador
Rogério Ferreira do Ó

Economia e Gestão

Ana Rita Matos

Formação de Executivos

João Virott da Costa

Formação de Executivos

José Rocha

Formação de Executivos

Nuno Luz

Formação de Executivos

Tiago Figueirôa

Formação de Executivos

Vitor Santos

Formação de Executivos

Horário

Diurno

INÍCIO
Fevereiro 2022 Campus Quinta do Bom Nome

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIR para receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade