Portal Estudante

PÓS-GRADUAÇÕES

Gestão de Pessoas, Equipas e Trabalho Remoto

Gestão de Pessoas, Equipas e Trabalho Remoto

  • Pedir Informações

    PEDIDO DE INFORMAÇÕES

    Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações.

  • Admissões
A mudança do paradigma das relações de trabalho anunciava-se, mas nada nos faria supor que tudo acontecesse tão precipitada e aceleradamente. Aconteceu no início de 2020 e embora muitos não tivessem dado boa nota do facto, nada voltará a ser como era: Milhões de pessoas, por todo o mundo, viram-se em trabalho remoto, sem para isso terem sido preparadas; Milhões de chefias e líderes ficaram fisicamente afastadas das suas equipas e para as gerirem, têm de mobilizar competências distintas das que lhes eram...
Ver mais

A mudança do paradigma das relações de trabalho anunciava-se, mas nada nos faria supor que tudo acontecesse tão precipitada e aceleradamente. Aconteceu no início de 2020 e embora muitos não tivessem dado boa nota do facto, nada voltará a ser como era:

  • Milhões de pessoas, por todo o mundo, viram-se em trabalho remoto, sem para isso terem sido preparadas;
  • Milhões de chefias e líderes ficaram fisicamente afastadas das suas equipas e para as gerirem, têm de mobilizar competências distintas das que lhes eram requeridas;
  • Milhares de empresas viram-se na necessidade de reconfigurar os seus processos de trabalho para dar resposta a esta nova circunstância.

 

O futuro do trabalho passará por um incremento do “work from anywehre” e do “work from home”, o que levará a um aumento significativo do volume de “trabalhadores nómadas” e “trabalhadores caseiros” – as exigências desta mudança têm de ser aprendidas, e esse futuro pertencerá a quem esteja preparado.

Assim, este programa visa preparar gestores de pessoas (profissionais que têm a resposabilidade de gerir quem está a seu cargo - pessoas e equipas, e não só necessariamente gestores de recursos humanos) para o cenário do trabalho remoto – inevitável a partir de agora, até porque o mito das ineficiências do trabalho a distãncia tende a atenuar-se, e muitas empresas hoje encaram esta modalidade como uma forte e interessante possibilidade para o futuro.

Novas competências serão requeridas para uma cabal resposta às exigências do mercado de trabalho, e os profissionais que as dominem terão, sem dúvida, uma enorme vantagem face aos outros. Assim, este programa visa dotar os seus estudantes de competências orientadas para o futuro do trabalho, da gestão de pessoas e de equipas – no fundo, prepara os profissionais e líderes de futuro para a inevitabilidade do crescimento do trabalho remoto.

Acrescente-se que, paralelamente, cada vez é mais comum encontrar casos em que se gerem pessoas e/ou equipas em várias geografias – apesar do trabalho destas pessoas possa não ser remoto, as competências de quem as gere, ainda que pontualmente, devem ser distintas do que se o fizessem em contexto presencial. 

Ver menos
Tipo

PÓS-GRADUAÇÕES

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Isabel Moço

Benefícios

  • Preparar e capacitar para uma modalidade do futuro da gestão do trabalho;
  • Compreender e saber desencadear e gerir mudanças em contexto organizacional;
  • Compreender e saber conduzir pessoas em novos cenários;
  • Partir da realidade da grande maioria das pessoas - o presencial, e extrapolar para novos modelos de gestão (a distãncia);
  • Saber liderar pessoas e equipas em contextos remotos;
  • Estar capacitado para refletir sobre as mudanças necessárias ao nível dos processos de trabalho, na transição do presencial para o remoto, e saber implementá-las.

Objetivos

  • Preparar líderes para o futuro da gestão do trabalho;
  • Conhecer os princípios opracionais e comportamentais fundamentais da gestão de pessoas e equipas em contexto remoto;
  • Saber organizar, distribuir e medir contributos de trabalho remotos;
  • Ser um trabalhador remoto de elevado desempenho;
  • Saber socializar digitalmente, dominar “netetiqueta” e promover a satisfação e bem estar de pessoas e equipas, em trabalho remoto.

Destinatários

  • Profissionais com responsabilidades no âmbito da gestão de pessoas;
  • Profissinais que tenham pessoas a seu cargo (mesmo não sendo de Recursos Humanos) – Lideres de pessoas e de equipas;
  • Trabalhadores independentes, em exercício remoto (cf documento em anexo, a aumentar fortemente e não exclusivamente por efeito da pandemia).

Parceiros

          

 

Corpo Docente

Coordenador
Isabel Moço

Recursos Humanos

Catarina Barosa Guerra

Recursos Humanos

Clara Celestino

Recursos Humanos

Filipe Carrera

Marketing

Gonçalo Hall

Formação de Executivos

Graça Rebocho

Recursos Humanos

Hugo Protázio

Formação de Executivos

João Atanásio

Direito e Fiscalidade

Mariana Canto e Castro

Recursos Humanos

Maurício Marques

Formação de Executivos

Rui Mendes da Costa

Formação de Executivos

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Webinar I - Trabalhadores a distância e nómadas digitais. Novas relações de trabalho 2
Webinar II - Business Case: Kit de sobrevivência de um trabalhador remoto

Perspetiva do trabalhador remoto:

  • Gestão do Trabalho
  • Vantagens e Cuidados
  • A relação com (o) Empregador(es)
Docentes

Filipe Carrera

2
Módulo 1 - Organização de processos de trabalho remoto

Procedimentos de Gestão na implementação e organização do trabalho remoto:

  • Planeamento
  • Operacionalização Controlo
Docentes

Graça Rebocho

8
Módulo 2 - Construir e gerir uma cultura de trabalho remoto

Missão, princípios e visão a enquadrar o trabalho remoto:

  • A conetividade como laço de agregação cultural
  • Partilha e formatos de alinhamento
8
Módulo 3 - Employee Experience

Clima organizacional e estratégias de valorização das pessoas:

  • Acolher e agregar
  • Desenvolver e valorizar
  • Compensar e reter
8
Webinar III - Enquadramento Jurídico

Principais normativos de enquadramento dos formatos de prestação de trabalho à distância.

Docentes

João Atanásio

2
Webinar IV - Business Case

Caso apresentado por uma empresa em trabalho remoto.

2
Módulo 4 - Gestão de atitudes e comportamentos em ambientes remotos

Motivação e Gestão da satisfação.

Coordenação e liderança de pessoas e equipas remotas.

Comunicação remota:

  • Informação de governo
  • Informação motivacional
  • Mecanismos de feedback
Docentes

Isabel Moço

16
Módulo 5 - Saúde e Well Being

Promover a saúde no trabalho remoto.

Promover o bem-estar no trabalho remoto:

  • Bem-estar físico
  • Bem-estar psicológico e afetivo

Promover o equilíbrio pessoal/profissional.

Docentes

Hugo Protázio

8
Webinar VI - Business Case

Caso apresentado por uma empresa em trabalho remoto.

2
Módulo 6 - Liderança remota

A triangulação outcomes, others e ourselves, na liderança.

Perfis de liderança remota.

Estratégias de construção e manutenção de equipas remotas.

12
Módulo 7 - Remote work analytics

Determinação de KPI’s Análise e interpretação de alguns indicadores críticos para o negócio, as pessoas e/ou equipas.

Docentes

Clara Celestino

16
Webinar VI - Socialização digital em trabalho remoto

Networking e presença digital em esferas de socialização.

2
Projetos Finais

Apresentação de projetos de implementação/restruturação de sistemas de trabalho remoto

Docentes

Isabel Moço

16

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Novembro 2020 Programa online - Formato à distância

Próximos Eventos

Todos os Eventos

Cursos Relacionados

Imagem, Protocolo e Organização de Eventos
Digital Marketing
Gestão de Recursos Humanos
Gastronomia Criativa
Sports Performance
Gestão Estratégica de Recursos Humanos

Siga-nos

CAMPUS DA QUINTA
DO BOM NOME

Estrada da Correia, nº53.
1500-210 Lisboa

CAMPUS DE SANTOS

Avenida D. Carlos I, nº4
1200-649 Lisboa – Portugal

CAMPUS DA LISPOLIS

Rua Laura Ayres, nº4
1600-510 Lisboa – Portugal

Contactos
Política de Cookies Universidade Europeia

O site da Universidade Europeia utiliza cookies próprios e de terceiros para melhorar o respetivo desempenho e a experiência do utilizador. Alguns cookies são obrigatórios para ter acesso aos conteúdos e serviços, outros são-lhe apresentados como opção e contribuem decisivamente para lhe oferecer uma experiência de qualidade superior que corresponde aos seus interesses.

Clique em ACEITAR E PROSSEGUIRpara receber todos os cookies e aceder aos conteúdos. Se pretender escolher, em concreto, os tipos de cookies, clique em OPÇÕES DE COOKIES.


Politica de Privacidade
Política de Cookies Universidade Europeia

Decida, já, se pretende prosseguir de imediato para o site, aceitando os cookies utilizados nas nossas plataformas digitais. Clique no botão seguinte (ACEITAR E PROSSEGUIR).



Ou, em alternativa, se pretender dedicar mais tempo a esta operação, escolha as suas preferências! Tem todo o tempo do mundo.

Funcionalidades Básicas
Funcionalidades Avançadas (escolha uma ou todas)

Faça as suas escolhas dos vários tipos de cookies e clique em

SUBMETER PREFERÊNCIAS

Politica de Privacidade