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A licenciatura em Gestão de Recursos Humanos  é uma referência de qualidade e liderança assente nas tendências internacionais da função de Recursos Humanos. Trata-se de um curso de recursos humanos que focaliza os princípios fundamentais da gestão, do trabalho e do comportamento humano nas organizações. Aqui os estudantes irão desenvolver competências pessoais e profissionais através de experiências de shadowing, professional talks, workshops e laboratórios de recursos...
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A licenciatura em Gestão de Recursos Humanos  é uma referência de qualidade e liderança assente nas tendências internacionais da função de Recursos Humanos. Trata-se de um curso de recursos humanos que focaliza os princípios fundamentais da gestão, do trabalho e do comportamento humano nas organizações. Aqui os estudantes irão desenvolver competências pessoais e profissionais através de experiências de shadowing, professional talks, workshops e laboratórios de recursos humanos.

A licenciatura assenta numa base:

  • Científica, compreendendo áreas como a gestão, a psicologia e a economia;
  • Técnica, através da gestão financeira, informática e gestão da formação;
  • De aplicação prática, através da gestão administrativa de recursos humanos, selecção e recrutamento.

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Duração

3 anos

Tipo

LICENCIATURAS PÓS-LABORAIS

Área Formação

Gestão & Direito

Coordenador

Francisco Cesário

Saídas Profissionais

Consultoria em Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional
Direcção e Gestão de Recursos Humanos
Coordenação e Gestão de Equipas de Trabalho
Gestão e Desenvolvimento da Formação Profissional
Organização e Racionalização do Trabalho
Gestão do Recrutamento e Selecção
Auditoria Social da Empresa

Provas de Ingresso

Economia ou Geografia ou Português

Experiência Internacional

A Universidade Europeia oferece aos seus estudantes a possibilidade de realizar mobilidade internacional ao abrigo do programa Erasmus + e outros protocolos de cooperação. Conta atualmente com cerca de 200 universidades parceiras dispersas por  todo o mundo. Entre essas destacam-se como principais destinos de eleição dos nossos estudantes a Universidad Andrés Bello (Chile), a Universidade Peruana de Ciências Aplicadas (Peru), a Universidade de Bolonha (Itália), a Universidade de Rijeka (Croácia), o Institute of Hospitality Management in Prague (Republica Checa), Universidade de Kozminski (Polónia) entre outras. Temos também parcerias exclusivas dos nossos programas globais, nomeadamente a MODUL University Vienna (Áustria), a Universidade da Califórnia (Riverside e Berkeley), a Dublin City University (Irlanda), a PACE University (Nova Iorque, E.U.A) e a Universidade Europeia de Madrid (Espanha).

Empresas

Ao longo da licenciatura, o estudante terá um constante contacto com o mundo empresarial, quer através de seminários com líderes e profissionais de referência de empresas nacionais e multinacionais - ifuture e master classes - quer através da possibilidade de realização de estágios.

Plano de Estudos

Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Direito Empresarial

A Unidade Curricular de Direito Empresarial está desenhada para fornecer aos estudantes conhecimentos essenciais sobre o enquadramento legal da atividade das empresas, com especial destaque para a disciplina jurídica das sociedades comerciais, das sociedades por quotas e das sociedades anónimas. O domínio destes conceitos e da correspondente legislação de suporte revela-se fundamental para os diplomados nesta área do conhecimento, representando a linha condutora que presidiu à elaboração do programa da Unidade Curricular.

4 6
Estatística

Esta Unidade Curricular visa proporcionar uma formação geral na área, útil a todos os cursos com componente quantitativa, evidenciando simultaneamente a centralidade da Estatística na Sociedade Contemporânea. O aluno deverá saber organizar a informação disponibilizada nas aulas e na bibliografia de modo a desenvolver a capacidade de recolha, tratamento e interpretação de informação. O trabalho realizado permitirá desenvolver a capacidade de resolução de problemas e de tomada de decisão com base em dados quantitativos.Pretende-se ainda que tenha adquirido competências para prosseguir sem dificuldade a aquisição de conhecimentos em outras áreas que recorram às técnicas descritas nesta ciência.

4 6
Gestão Empresarial

Analisar e compreender a dinâmica de gestão no contexto atual, aberto, global e em mudança em torno dos principais objetivos empresariais, proporcionando a capacidade para identificar e analisar os conceitos fundamentais em gestão, proporcionando uma visão global das Empresas/Organizações e compreender o funcionamento do Ciclo de Gestão: Planear, Organizar, Dirigir e Controlar.

4 6
Psicologia

A Unidade Curricular visa a aquisição de conhecimentos de Psicologia enquanto ciência aplicada, abrangendo processos psicológicos essenciais nas áreas da cognição, emoção, motivação e comportamento social. É estimulada a capacidade de análise e compreensão da influência destes processos no comportamento individual e nas interacções sociais, de modo a contribuir para otimizar competências pessoais e a gestão de comportamentos no dia-a-dia.

4 6
Sistemas Informáticos I

Nesta Unidade Curricular são lecionadas técnicas e metodologias para uso de folhas de cálculo, como ferramenta de produtividade e de suporte à gestão e tomada de decisão. As competências adquiridas permitem realizar cálculos com recurso a funcionalidades avançadas do Microsoft Excel e posteriormente analisar os resultados através da produção de indicadores que permitem desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão, com competência, executando tarefas de modo eficiente e correto.

2 3
Metodologia das Ciências Sociais

A Unidade Curricular de Metodologia das Ciências Sociais tem como objetivo familiarizar os estudantes com conceitos, conhecimentos, métodos e técnicas fundamentais para a realização dos trabalhos de investigação de natureza científica que servirão de alicerces ao seu percurso intelectual e académico. Alia aspetos teóricos e conceptuais a uma grande vertente prática, plasmada na realização de várias tarefas de investigação ao longo do semestre, incluindo a utilização de ferramentas informáticas dedicadas.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Direito do Trabalho I

A Unidade Curricular tem por objetivo dar a conhecer a principal legislação laboral, proporcionando aos estudantes competências de aplicação prática.
Tendo presente que os estudantes desta licenciatura terão que lidar, no âmbito da organização dos recursos humanos, com múltiplas questões atinentes à dinâmica das relações laborais, pretende-se ministrar uma disciplina muito prática e trabalhada com base no Código de Trabalho em detrimento de uma análise essencialmente teórica.

4 6
Economia

Num Mundo crescentemente globalizado, em que o desempenho económico domina transversalmente o debate público, o estudo da Economia possibilita a compreensão das múltiplas dimensões da actividade económica e as relações com o bem-estar do Homem, o desenvolvimento do espírito crítico sobre as questões económicas, a participação fundamentada nos debates, a intensificação do interesse pelo estudo da ciência económica tendo em vista avaliar as soluções propostas e respetivos impactos e a identificação dos diferentes modelos de mercado, do papel do Estado e das relações internacionais.
Estes objetivos atingem-se dominando os conceitos básicos das ciências económicas, apercebendo o desenho das principais teorias e estimulando a visão de racionalidade e equilíbrio implícitas na explicação dos comportamentos dos agentes económicos.

4 6
Gestão de Recursos Humanos

Esta Unidade Curricular pretende ser uma introdução à gestão de recursos humanos, abordando de uma forma transversal os vários sistemas da gestão de recursos humanos por forma a possibilitar aos alunos a aquisição de conceitos e princípios básicos necessários à integração mais eficaz na Unidade Curricular subsequentes e especializadas da Gestão de Recursos Humanos. Através de uma metodologia prática, sustentada por modelos teóricos atuais, pretende-se apresentar as principais características das áreas técnicas de Gestão de Recursos Humanos. 

4 6
Sociologia

Esta Unidade Curricular capacita os estudantes com as competências teóricas, conceptuais, metodológicas e empíricas necessárias para compreender as componentes, as dinâmicas e os processos estruturantes das sociedades contemporâneas. Neste contexto, são abordados os elementos essenciais de sociologia geral através de ferramentas axiológicas, epistemológicas e ontológicas básicas na análise e na problematização crítica da realidade social, desenvolvendo a aplicabilidade do enfoque sociológico em áreas de especial relevância do ciclo de estudos.

4 6
Sistemas Informáticos II

No âmbito desta unidade curricular são lecionadas técnicas e metodologias associadas aos sistemas gestores de bases de dados (SGBD), como ferramentas de produtividade, com particular ênfase na planificação e desenvolvimento de bases de dados relacionais que sirvam de suporte a aplicações de gestão. As competências adquiridas permitem desenvolver atividades profissionais ligadas à gestão em geral, com grande proficiência nas tecnologias de suporte a essas mesmas atividades.

2 3
Técnicas de Expressão Escrita

A Unidade Curricular de Técnicas de Expressão Escrita pretende desenvolver as competências linguísticas e de comunicação escrita dos estudantes, levando-os a organizar eficazmente informações e a escrever de forma profissional e persuasiva, respeitando as regras da língua portuguesa. A forte vertente prática desta Unidade Curricular dará aos estudantes as ferramentas necessárias para a produção de diversos tipos de textos, adaptados aos diferentes contextos profissionais da sua área de formação.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Direito do Trabalho II

A Unidade Curricular de Direito do Trabalho II tem por objetivo assegurar um efetivo conhecimento do Código do Trabalho, aprofundando e complementando os conhecimentos adquiridos em Direito do Trabalho I. Em Direito do Trabalho II dar-se-á relevo ao estudo das relações coletivas de trabalho, bem como aos meios de resolução de conflitos coletivos. 

4 6
Contabilidade

A Contabilidade é uma ferramenta indispensável em qualquer negócio. Para além de constituir uma obrigação legal, é a base para o apuramento de impostos. Como tal é fundamental compreender os conceitos basilares da contabilidade, conceitos estes que são, muitas vezes, transversais a outras ciências que circundam a gestão de uma organização. São estudados os conceitos necessários à introdução na contabilidade, aliados à componente prática que compreende o estudo e identificação das contas e registo contabilístico dos factos patrimoniais ocorridos, através da aplicação da periodização económica e da prudência.

4 6
Gestão Administrativa de Recursos Humanos 4 6
Psicologia Diferencial

A Unidade Curricular visa a aquisição de conhecimentos e competências no domínio da Psicologia Diferencial, abrangendo teorias e métodos de avaliação nas áreas da inteligência, personalidade, valores pessoais, motivação profissional, competências sociais e riscos psicossociais em contexto laboral. É produzida uma escolha fundamentada de protocolos de avaliação em função de diferentes objetivos como a seleção de pessoas, a gestão e o desenvolvimento de carreiras e o coaching.

4 6
Inglês de Negócios I / Espanhol de Negócios I

Desenvolver, junto dos estudantes, as quatro competências linguísticas da língua inglesa (compreensão oral, leitura, oralidade e expressão escrita), com conteúdos ajustados aos cursos frequentados e setores de atividade para os quais estão a ser preparados. No fim do semestre, os estudantes terão adquirido conhecimentos da língua inglesa que lhes permitem: compreender e efetuar conversas, de nível correspondente, sobre assuntos profissionais; descrever organizações e a sua estrutura; redigir de emails complexos e realizar e participar ativamente em reuniões de trabalho; ler e compreender textos / artigos / emails, sobre assuntos pertinentes para o seu dia-a-dia pessoal e profissional; falar, com alguma facilidade, sobre assuntos pessoais e de interesse para o seu curso/atividade profissional.

2 3
Criatividade e Pensamento Crítico

Numa época em que a sociedade atual é chamada a pronunciar-se acerca de temáticas diversas, sobre as quais os cidadãos devem estar informados, de modo a permitir-lhes desenvolver uma postura interventiva, crítica e sustentada em argumentos considerados válidos, a promoção de competências de pensamento crítico e criativo torna-se imperativa. Nesse sentido, nesta Unidade Curricular, pretende-se dar aos estudantes o contacto com algumas ferramentas que permitem o treino do pensamento crítico e criativo, envolvendo a análise de diferentes possibilidades de forma cuidadosa, justa e construtiva, bem como a criação e novas conexões significativas geradoras de respostas incomuns, originais e variadas. A Unidade Curricular assenta numa metodologia ativa e interativa baseada em trabalho em grupos cooperativos e estudos de caso, promovendo deste modo, não só a autonomização dos métodos de trabalho e simultaneamente a partilha, o consenso e a tomada de decisão, mas também a motivação e criação de significados pessoais ao trabalhar casos reais e atuais.

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Direito da Segurança Social

Para os profissionais de Recursos Humanos, a legislação de Segurança Social reveste-se de capital importância para o correto exercício da profissão. Nestes termos, o ensino desta Unidade Curricular visa facultar aos estudantes do curso de Gestão de Recursos Humanos e Organização Estratégica uma visão aprofundada da estrutura da segurança social, suas obrigações e futuro. Ter-se-ão em particular conta as modalidades existentes e os desafios hoje colocados.

4 6
Gestão Financeira

O programa de Gestão Financeira inicia com a apresentação de conceitos que têm por base a Contabilidade e a análise de documentos contabilísticos. A metodologia dos rácios assume elevada importância, já que o objetivo é capacitar o estudante para a compreensão dos resultados obtidos. A análise do risco, o planeamento financeiro e o método orçamental complementam este exigente programa, proporcionando aos utilizadores um forte apoio à tomada de decisão.

4 6
Racionalização e Produtividade

As operações constituem uma área desafiante da gestão que tem um efeito profundo na produtividade de qualquer negócio. Operações respeitam à criação de serviços e produtos. Futuros gestores de Recursos Humanos trabalharão provavelmente com pessoas das operações, sendo substancialmente importante que compreendam o papel das operações e produtividade numa organização. Esta unidade curricular proporciona uma introdução à função operações de uma forma realista e prática, sendo abordados os principais problemas e as técnicas aplicáveis mais atuais.

4 6
Economia do Trabalho

A Unidade Curricular de Economia do Trabalho visa proporcionar uma formação geral de enquadramento na gestão do fator humano, em contexto organizacional, aos futuros profissionais da área de Recursos Humanos. Nesse sentido, partindo do conhecimento científico na área, fornece modelos e teorias explicativas relativamente ao funcionamento e tendências do mercado de trabalho, bem como a análise e interpretação dos objetivos, estratégias e táticas prosseguidas pelos agentes institucionais.

4 6
Inglês de Negócios II / Espanhol de Negócios II

Esta Unidade Curricular pretende desenvolver as quatro competências linguísticas da língua inglesa (compreensão oral, leitura, oralidade e expressão escrita), com conteúdos ajustados aos cursos frequentados e setores de atividade para os quais estão a ser preparados. No fim do semestre, os estudantes terão adquirido conhecimentos da língua inglesa que lhes permitem: compreender e efetuar conversas sobre a cadeia de abastecimento e a gestão da qualidade; redigir de emails complexos e realizar e participar ativamente em reuniões de trabalho sobre estes tópicos; ler e compreender textos / artigos / documentos / emails, sobre assuntos pertinentes para o seu dia-a-dia pessoal e profissional; falar, com alguma facilidade, sobre assuntos pessoais e de interesse para o seu curso/atividade profissional.

2 3
Optativa I

OPCIONAIS: Gestão de Projetos / Empreendedorismo / Negócios Internacionais / Gestão da Qualidade / Gestão da Inovação

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Segurança e Higiene no Trabalho

Na generalidade das Organizações, a saúde de cada colaborador é o principal ativo para a produção – dado que, sem a saúde indispensável para trabalhar, qualquer colaborador produz menos e pior, ou não produz de todo. Como manter a saúde no trabalho, de forma sustentável, ao longo do tempo? Prevenindo e protegendo contra as lesões profissionais, e gerindo as emergências. Nesta Unidade Curricular o aluno terá a oportunidade de adquirir conhecimentos específicos sobre esta área fundamental orientada para a promoção do bem-estar laboral e de praticar em contexto de simulação a avaliação de riscos laborais.

4 6
Liderança e Gestão de Equipas 4 6
Gestão da Formação

Esta Unidade Curricular fornece conhecimentos no âmbito da formação de adultos, relevando a importância do investimento do trabalhador na autoformação - trabalhador-investidor - de modo a manter-se atualizado cientifica e tecnicamente e portanto, “ativo”. Fornece conhecimentos relativos à conceção e gestão de planos e programas de formação, bem como a procedimentos administrativos referentes à organização de cursos e à elaboração do relatório anual de atividades de formação.

4 6
Selecção e Recrutamento

Esta Unidade Curricular fornece elementos e conhecimentos relativos aos fundamentos das diferenças interpessoais e à sua relevância no âmbito da inserção no mundo do trabalho. Proporciona a elaboração do perfil dos candidatos a emprego, realçando as suas características e competências de modo a proceder ao seu ajustamento ao perfil de exigências do posto de trabalho a que se candidata. Realça o papel do acolhimento e integração do novo colaborador na empresa, como agente de motivação e pertença.

4 6
Ética e Deontologia Profissional / Voluntariado

Esta Unidade Curricular tem como objetivo permitir que os estudantes desenvolvam uma perspetiva crítica acerca do conteúdo moral da ação humana. Mediante a análise de estudos de caso e de códigos de prática, pretende-se refletir sobre as principais dimensões históricas, teóricas e práticas da conduta ética, permitindo identificar e propor soluções para controvérsias éticas no âmbito da área científica específica.

2 3
Optativa II

OPCIONAIS: ERP / Estudos de Mercado / Técnicas de Comércio Internacional / Sustentabilidade Empresarial / Propriedade Intelectual 

2 3
Unidades Curriculares Horas /Semana ECTS
Integração de Conhecimentos

Nesta Unidade Curricular o aluno opta por realizar um Trabalho escrito sobre um tema da gestão de recursos humanos ou por um estágio numa organização. Pretende-se que o aluno tenha a possibilidade de aplicar ou de praticar os conhecimentos adquiridas relativos às Unidades Curriculares que compõem o plano de estudos.

4 6
Estratégia

Esta Unidade Curricular visa compreender a dinâmica da competição empresarial num contexto aberto, globalizado e em mudança, identificando os mecanismos que promovem a capacidade das empresas em sobreviver e em obterem sucesso. Estuda-se a estratégia nas suas diferentes classificações, percebendo a sua evolução conceptual e histórica, bem assim como as partilhas de conhecimento que aconteceram e acontecem entre diferentes áreas. Analisam-se os processos de competição, as dinâmicas da indústria e as variáveis que influenciam vantagens competitivas empresariais.

4 6
Sistemas de Informação de Recursos Humanos

Esta Unidade Curricular consiste em fornecer aos estudantes conhecimentos sobre a aplicação de ferramentas informáticas às práticas de Gestão de Recursos Humanos, permitindo-lhes desenvolver competências de aplicação das principais ferramentas informáticas, em contexto de gestão de recursos humanos. Nomeadamente, demonstrar capacidades de exploração de análise de dados em folhas de cálculo; mostrar entendimento sobre os requisitos necessários para a correta utilização de um sistema de gestão de bases de dados; demonstrar conhecimentos sobre ferramentas disponíveis na Internet que permitam a criação de instrumentos aplicáveis na Gestão de Recursos Humanos; e evidenciar conhecimentos ao nível da utilização de um Sistema de Informação de Recursos Humanos.

4 6
Gestão de Remunerações e Recompensas

A Unidade Curricular tem por objetivo apresentar os principais conceitos relacionados com os sistemas de remuneração e de recompensa nas vertentes de retribuição certa e variável. Apresenta os vários métodos de descrição e de análise de funções como base para a criação de estruturas salariais. Apresenta metodologias de diagnóstico e de análise sobre a perceção de justiça e do grau de satisfação com os sistemas de recompensa. Serão apresentadas técnicas de atualização salarial, com base no fator inflação. 

4 6
Competências Comunicacionais

Esta Unidade Curricular promove a aquisição e o desenvolvimento de competências que permitirão aos estudantes lidar com situações comunicacionais em contextos profissionais, preparando-os para apresentações orais, sessões de trabalho e outras situações a nível profissional. São utilizadas metodologias ativas, complementadas pela gravação de vídeos, que os ajudarão a ultrapassar inibições, desenvolver competências interpessoais e assimilar individualmente diferentes técnicas e estratégias comunicacionais.

2 3
Optativa III

OPCIONAIS: CRM / Startups e Modelos de Financiamento / Responsabilidade Social da Empresa / Gestão Financeira Internacional / Processos de Transferência e Aquisição de Tecnologia

2 3

Horário

Pós-laboral

INÍCIO
Setembro Campus Quinta do Bom Nome
Testemunhos

Desde o início da licenciatura que somos sensibilizados para investir nas soft skills, enquanto elemento diferenciador no mercado de trabalho. Muitas são as oportunidades que temos para contactar com empregadores. Optei por fazer um semestre em Madrid e foi uma experiência muito enriquecedora que aconselho a todos! Ao longo do meu percurso académico a atribuição da bolsa de mérito foi uma motivação extra e a recompensa pelo trabalho realizado!

Rita Franca
Estudante

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Certificação e Acreditação

Aprovado pela A3ES em 09/19/2014.
ACEF/1213/23887
R/A -Ef 2867/2011/AL01, a 24 de agosto de 2018 (DGES).
Despacho 9391/2018, DR n.º 193/2018, Série II de 2018-10-08

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